Pages

terça-feira

#BlogNemComento #RedePT13 - Enquete Eleições 2012 (Vereadores/Prefeitos)



Mais um meio para divulgação do seu(a) candidato(a) e saber como ele anda no meio digital.

De acordo com o site, são mais de 800 candidatos à Vereança e 8 candidatos à prefeito da Cidade do Recife.

Acesse o site e curta seu candidato.

Meu candidato é Humberto Costa.

sexta-feira

#BlogNemComento - Pankararu: a luta continua.

Celebremos a nação Pankararu.



Localizado no Sertão de Pernambuco, suas terras vivem em constante conflito. Os que ficaram em Pernambuco, lutam pelo direito e vida nas suas terras. Os que não conseguiram ficar, foram para SP e lá vivem no meio Urbano em uma favela. Nem mesmo longe de suas terras, os Pankararus/SP deixaram de viver e ensinar aos seus filhos a cultura de sua gente.

Aos Pankararus, o meu eterno respeito.

#BlogNemComento - Pastores Pentecostais tocam fogo em templos indígenas no Brasil



Ras Adauto da ppa berlim, nos alertou sobre a grave situação em que vivem os Guaranis no Mato-Grosso do Sul: “A luta dos índios guaranis no Mato Grosso do Sul para preservarem suas tradições religiosas  necesssita de intervenção do governo federal,  suas práticas religiosas estão sendo acintosamente satanizadas pelas seitas pentecostais.”
O 25 mil índios que ainda restam na região em que eles foram donos, estão sendo vítimas no momento de um massacre e genocídio cultural. 36 igrejas pentecostais  concorrem entre si pelas almas indígenas, somente em uma reserva com 12 mil indios em Dourados.
Os indígenas já não podem nem mais usar urucum, pois segundo os pastores das igrejas, a tinta  usada pelos indígenas para cobrir seus corpos, é “bosta” do diabo.
Reportagem de Fábio Pannunzio para a Rede Bandeirantes de Televisão.

quinta-feira

#BlogNemComento - Varal



"Pendurei sonhos no varal
(como se fossem panos)

Pendurei panos no varal
(como se fossem sonhos)

Vesti sonhos
(como se fossem panos)

Vesti panos
(como se fossem sonhos)

O vento cessou
A corda rompeu
O pano secou

(os sonhos não cessam
os sonhos não rompem
os sonhos não secam)"

Cleonice Campos Bourscheid

#BlogNemComento - Música de apoio à Chávez




América Latina,
Quatro e Zamponhas
Cordilheiras e florestas,
Uma América que sonha
Mescla de tanta gente,
Lutadores e idealistas,
Nesta terra de Guevara
Por um sonho socialista
Venezuela segue em frente,
Nossa voz e nossa vez,
O Brasil está contigo,
Chávez, Chávez!


Pedro Munhoz, cantor e compositor

Música completa aqui

#BlogNemComento #RedePT13 - O que aconteceu com o movimento estudantil? Resolveu se apartar de vez dos movimentos sociais?

Por Maria Frô


Alguém, por favor, me diga o que houve com este movimento estudantil representado na foto abaixo.
Estamos vivendo um verdadeiro genocídio em SP onde há uma chacina por semana e a truculência policial está de fazer inveja aos tempos de Maluf. Porque faz apenas seis meses que ocorreu Pinheirinhos; porque Kassab e Serra são unha e carne e a política higienista desta dupla está acabando com o que resta de solidariedade na cidade de São Paulo.
Porque Serra é sinônimo de repressão aos professores; invasão da Universidade de São Paulo e agora quer calar a blogosfera.
O movimento estudantil resolveu se apartar de vez das lutas sociais?
Aliás deixo aqui a minha pergunta às três ‘lideranças’ que aparecem sorridente ao lado de Serra ignorando tudo que este senhor representa: quando é que as instituições representadas por vocês vão se manifestar contra a tentativa de censura de José Serra aos blogs progressistas?
“José Serra recebe em seu escritório Daniel Iliescu (Presidente da UNE), Manuela Braga (Presidente da UBES) e Alexandre ‘Cherno’ (Presidente da UEE)
“José Serra indiscutivelmente é o principal quadro político oriundo das lutas estudantis, exercendo à presidência da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), no comando da entidade, implementou várias mudanças, cortando o uso indevido de instalações e recursos e promovendo mais eventos culturais e debates políticos, o que deu mais visibilidade à UEE-SP.” Fonte: Facebook

#BlogNemComento #RedePT13 - SAÚDE | Humberto prefeito garante mais investimentos, mais cobertura e hospitais especializados

quarta-feira

#BlogNemComento #RedePT13 - Humberto destaca propostas para a saúde


O candidato do PT a prefeito do Recife, Humberto Costa, participou de uma reunião sobre política de saúde com setoriais do partido e prometeu transformar o Recife numa cidade modelo de atenção à saúde. Para isso, ele garantiu que ampliará os recursos atuais de 15% para 20% caso seja eleito. O evento foi realizado no Sindicato dos Bancários, na Boa Vista, na noite desta quarta-feira (25). 

No encontro, o petista também assegurou o programa de saúde bucal será prioridade em sua gestão. “Pobre terá que ter direito aos tratamentos mais complexos”, enfatizou. De acordo com Humberto, os governos municipais precisam fazer a sua parte, em vez de esperar que surja uma lei nacional para aumentar os recursos na saúde, a exemplo da extinta CPMF, que ficou conhecido como o imposto do cheque. “O Recife tem que fazer sua gestão aumentar o orçamento da saúde. A lei exige dos municípios o mínimo de 15% para a saúde. Pretendemos ampliar para 20%. Isso permitirá melhoria na infraestrutura, reformar os postos de saúde e construir clínicas de famílias”, comentou.

Durante o encontro, Humberto ouviu sugestões da plateia, dentre elas a de que fosse feito todo um levantamento das ações do PT que deram certo na área de saúde para massificar a informação. Outra sugestão foi a de explicar na campanha como os trabalhadores na educação serão incluídos e tratados no futuro governo.

Na avaliação de Humberto, o desafio dessa campanha não é explicar o que foi feito em benefício da população, mas apostar na inovação. “Não é só termos conhecimento e expertise. Temos que inovar e criar. Temos que trabalhar com informação correta para mostrar as pessoas o que essas conquistas representam para elas”, disse. Ele afirmou, ainda, que o PT terá condições de responder as críticas da oposição pelo que foi feito e o que precisa ser realizado. “O Samu, que nasceu aqui, é o serviço mais bem avaliado pelo governo Dilma, além das Academias das Cidades. Nossa meta é ampliar para 100% a cobertura de saúde da família”, ressaltou.


Fonte: Diário de Pernambuco

#BlogNemComento #RedePT13 - Guia digital do militante virtual



Desde o dia 06, é permitida a propaganda eleitoral dos candidatos às prefeituras, vices e Câmaras de Vereadores nas eleições 2012, de acordo com a legislação eleitoral brasileira. Para apoiar candidatos (as), assessores e militantes durante este período, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou o Guia Digital do Militante, com dicas, regras eleitorais, material gráfico de apoio e outras ferramentas para facilitar o trabalho durante o pleito.

A ferramenta, projetada de forma autoexplicativa e com linguagem acessível, traz dicas sobre monitoramento – como medir o alcance do seu site ou blog, integração de conteúdo on-line e off-line e outras facilidades. Além disso, destrincha o uso das Redes Sociais, como criar perfis e como melhor utilizar durante o período eleitoral.

Outro foco importante da cartilha é a economia. No site os assessores e candidatos poderão baixar templates prontos para sites e blogs de campanha, customizar as Redes Sociais e aprender dicas para utilizar ferramentas gratuitas durante as eleições, e também fora delas.

O Guia Digital do Militante (www.guiadigitaldomilitante.com.br) poderá ser acessado pelos militantes que preencherem um cadastro específico do Partido, com nome, data de nascimento, telefone, e-mail, cidade e estado.

#BlogNemComento #RedePT13 - Votar no PT/Recife, por quê?



Não vou me ater em reproduzir um discurso meramente desenvolvimentista/consumista. Escrevo nessas breves linhas, alguns motivos, pelo qual, estou convencido que o projeto do PT em Recife deve continuar.

Um breve introito 

No começo desse século, depois daquele que foi do extremo, segundo Eric Hobsbawm, o PT teve um grande crescimento, mesmo com um decréscimo na sua carga ideológica por causa das alianças e ações. E não foi diferente aqui em Recife. Nas eleições de 2000, onde houve uma grande mobilização popular, o PT, enfim, chega a Prefeitura do Recife e consequentemente em várias capitais do Brasil. Isso seria uma base consolidada para a campanha de Lula em 2002.

Vitorioso, João Paulo organiza seu governo no intuito democrático popular e fortalece setores importantes da Prefeitura. Ganha uma parcela da população, mas, nem toda. Sua reeleição é tensa e dura. Mais uma vez vitorioso, segue para seu segundo mandato o período mais vitorioso do projeto do PT em Recife.  O Orçamento Participativo é fortalecido, o carnaval multicultural (mesmo com erros conceituais) e a relação das moradias, mais do que nunca, se tornam o carro chefe para eleger João da Costa, atual Prefeito.

Depois de 8 (oito) anos de mandato do PT/Recife, a população aprova, mais uma vez, o governo petista e elege, no primeiro turno, João da Costa. João da Costa não faz um governo tão popular e nem populista. Nem tão ruim e nem grandioso. Administra e nada mais. Não sei se é esse o erro ou um dos, mas, um PT já estava se movendo para algo mais à frente.

Depois de uma desconstrução interna, política, saúde e tantos outros problemas, João da Costa passa por um processo de prévias, onde sairia vencedor. Mauricio Rands, que tivera sido o opositor contra João da Costa, sai do PT (e vai ser agente do PSB) pelo mesmo motivo que hoje afasta o grupo de João da Costa: intervenção nacional da cúpula do PT.

Pós prévias e reunificação


Logo após as prévias do PT/Recife, nada ficou de produto positivo. Não houve um debate qualitativo para a cidade, um olhar audacioso para o programa do PT/Recife e afins. O que sobrou foram as batatas para o vencedor, que nessa altura já se configurava Humberto Costa. A, possível, reunificação do PT/Recife viria nos altos índices que João Paulo detêm no Recife. Mesmo com João Paulo na vice, na chapa pura do PT, muita coisa não mudou. O grupo do Prefeito configura-se, ainda, morno. Nem quente e nem frio. Faz sua campanha no proporcional sem fazer alusão à chapa majoritária.

A reunificação do PT deveria existir a partir do programa. Programa este que, meramente, foi esquecido durante as prévias e um pseudo-programa defendido por Rands. Um programa que seja da base, jamais estará atrelado as PPP's do [des]Governo do Estado. O IMIP, que está ligado as privatizações da saúde como um todo, precariza o serviço e desvaloriza o SUS.

Um programa para as/os Trabalhadores

Dito isto, o PT/Recife só tem um caminho: um projeto voltado aos trabalhadores, longe das mazelas da frente popular (PMDB, PSB, PSD e cia).

Repensar as atuações na mobilidade, educação, distritos sanitários, cultura, comunicação e juventude devem ser o carro chefe para esse programa. Um bom programa para esses setores e a força popular se contrapondo aos projetos dos empresários.

A RADICAL democratização e transparência nas informações dos poderes públicos municipais, programas educacionais nas escolas da rede municipal de ensino voltadas para a capacitação e aprendizado dos alunos com as ferramentas e práticas comunicacionais, com destaque para um programa de leitura crítica da mídia, garantir as mídias livres e alternativas e afins já é um bom começo para um programa dos trabalhadores.

Ações colaborativas nas RPA's com o jeito do recifense desde da Zona Norte nos morros até o litoral na Zona Sul, da leste com a diversidade cultural do centro até o oeste nos círculos populares. Há espaço, pessoas competentes e militância. Sair do marasmo e avançar coletivamente.

Em suma, o que me faz votar no PT/Recife é a esperança nesse programa. Com a popularidade da chapa, ações colaborativas na construção do programa e a militância na rua, eu vejo uma esperança.

terça-feira

#BlogNemComento - Vereadores elevam o patrimônio



Levantamento revela que 24 dos 37 legisladores recifenses têm mais posses hoje que há quatro anos

JÚLIA SCHIAFFARINO
juliaschiaffarino.pe@dabr.com.br

Pelo menos 24 dos 37 vereadores do Recife registraram aumento patrimonial durante os últimos quatro anos de Câmara Municipal. Uma comparação entre os bens declarados por eles ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando eleitos, em 2008, com os valores informados neste ano ao órgão constata crescimentos de até 9.365%. É o caso da vereadora Aline Marino (PSDB), que na eleição anterior aparecia com R$ 1.200 e agora figura com R$ 113.583,76 em bens.

A vereadora disse que 2008 havia vendido o carro para pagar os custos da campanha. “Foi por isso o valor baixo naquele ano. Hoje eu tenho apenas dois carros. Um deles vou voltar a vender para fazer campanha. O outro é do meu pai e ele quem arca com as despesas. Nem apartamento próprio eu tenho”, justificou-se. 

De acordo com este mesmo ranking, o segundo lugar entre os maiores crescimentos patrimoniais é ocupado pelo vereador Gilberto Alves (PTN), que registrou acréscimo de 5.900%. O salto se deve à aquisição de um apartamento no valor de R$ 300 mil. Em 2008 ele havia declarado apenas um prédio comercial de R$ 5 mil. “Esse apartamento está financiado. Eu ainda nem terminei de pagar”, argumentou.

A lista segue com o vereador Múcio Magalhães (PT). Ele ocupa o terceiro lugar. Em 2008 havia declarado apenas um carro no valor de R$ 46 mil e este ano informou bens que totalizam R$ 439.088. Incremento que se deve em grande parte a um apartamento de R$ 350 mil. O quarto lugar é do vereador Gilvan Cavalcanti (PSD), que há quatro anos informou ao TSE possuir R$ 143 mil e agora aparece na relação do Tribunal com R$ 793.651. No caso dele, pesaram a aquisição de dois imóveis. 

O levantamento do Diario encontrou, ainda, quatro vereadores que na eleição municipal passada não informaram bens ao TSE ou declararam não possuir nada. Entre eles está o vereador Alexandre Lacerda (PRTB), que credita ao pai o crescimento financeiro. “Quando fui eleito vereador em 2008 não tinha nada. Logo depois meu pai, que tinha um sítio, vendeu parte do imóvel e repartiu o dinheiro entre os filhos. Foi com isso que comprei os imóveis”, afirmou. O vereador possui, hoje, em bens, R$ 730 mil. 

Ficaram de fora da relação cinco vereadores que, conforme o DivulgaCand2012, o banco de dados on line do TSE, ainda não apresentaram as declarações patrimoniais. Não foram contabilizados, também, os vereadores Liberato Costa Júnior (PMDB) e Romildo Gomes (PSD) que não irão disputar a reeleição. (colaborou Andrea Pinheiro)

Evolução do patrimônio dos vereadores de 2008 a 2012

Dos 37 veradores do Recife, 21 tiveram acréscimos no patrimônio, enquanto cinco apresentaram quedas.

Não foi possível estabelecer comparações entre 12 vereadores, pois 2 não disputarão a reeleição, quatro não declararam bens em 2008 e cinco ainda não apresentaram declaração de bens este ano 

Vereadores com acréscimos patrimoniais

Aline Mariano (PSDB) + 9.365%
Gilberto Alves (PTN) + 5.900%
Múcio Magalhães (PT) + 954%
Gilvan Cavalcanti (PSD) + 501,2%
Jairo Brito (PT) + 430,6%
Marília Arraes (PSB) + 348%
Osmar Ricardo (PT) + 280,9%
Luiz Eustáquio (PT) + 257%
Erivaldo Silva (PTC) + 148,1%
Marcos de Bria (PTdoB) + 140,5%
Vera Lopes (PPS) + 135,8%
Jurandir Liberal (PT) + 111,13%
Jandeval Lima (PTN) + 92,7%
Amaro Sipriano (PSB) + 89%
Josenildo Sinésio (PT) + 75,4%
Almir Fernando (PCdoB) + 66,6%
Augusto Carreras (PV) + 52,2%
Maré Malta (PSD) + 46%
Aerton Luna (PV) + 20%
Marcos Menezes (DEM) + 7,5%

Vereadores que apresentaram quedas patrimoniais

Sérgio Magalhães (PSD) - 68,9%
Inácio Neto (PSB) - 34,6%
Alfredo Mariano (PRB) - 34,1%
Priscila Krause (DEM) - 20%
Carlos Gueiros (PTB) - 14,5%

Candidatos que, nas eleições de 2008, não possuíam bens declarados no sistema do TSE

Estéfano Menundo (PSB) – este ano ele declarou R$ 222.709,08
Rogério de Lucca (PSL) – este ano declarou R$ 741.772,43
Edmar Oliveira (PHS) – este ano declarou R$ 60 mil em 2012
Alexandre Lacerda (PRTB) – este ano declarou R$ 730.000

Não declarou bens em 2012

João Arraes (PSB)
Vicente André Gomes (PSB)
Antônio Luiz Neto (PTB)
Carlos Gueiros (PTB)
André Ferreira (PMDB)

Nenhuma declaração de bens nem em 2008, nem em 2012

Alfredo Santana (PSL)

Não disputa a reeleição

Liberato Costa Junior (PMDB)

Romildo Gomes (PSD)

#BlogNemComento - Arquidiocese e Pastoral da Saúde NE 2 apresentam o Projeto Comunidade Saudável e Sustentável


Por Kleber Nunes

Uma cidade arborizada e com um sistema eficiente de mobilidade que prioriza o compartilhamento do espaço público entre automóveis, bicicletas e pedestres. Um sonho que já começa a ser concretizado. Na manhã desta terça-feira, 24, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido apresentou às autoridades dos governos municipal e estadual, e também à imprensa, o “Projeto Comunidade Saudável e Sustentável”. O plano piloto prevê a requalificação e reordenação da malha viária do bairro de Casa Amarela, Zona Norte da capital, mas que deve ser implantado em toda a cidade no futuro.

O “Projeto Comunidade Saudável e Sustentável” foi lançado por dom Fernando Saburido durante a Quaresma, aproveitando a temática da Campanha da Fraternidade 2012 “Fraternidade e Saúde Pública”. O arcebispo que também é o referencial da Pastoral da Saúde no Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) propôs o modelo que será implementado até 2014. A ideia, que é uma recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), logo ganhou a parceria do arquiteto César Barros, que fez os estudos e todo o planejamento do “novo bairro”.

De acordo com o projeto, a primeira ação será a implantação de ciclovias sombreadas, em 100% das principais vias do bairro de Casa Amarela. Algo em torno de 16 quilômetros de malha viária. A criação dos espaços para o tráfego de bicicletas será feita por meio da pintura do asfalto. A mudança redimensionará ruas e avenidas que hoje só priorizam automóveis e passariam a priorizar a circulação de ciclistas e pedestres. “O que queremos é promover o deslocamento simples e consequentemente a humanização do bairro, dando aos que circulam pelo local, conforto e segurança”, afirmou César Barros. O projeto prevê também, a requalificação das margens do Canal do Vasco da Gama que corta o bairro, e do Sítio da Trindade. Ambos terão ciclovias.

Casa Amarela foi escolhido por ser um bairro onde é grande o uso da bicicleta não só como lazer, mas como meio de transporte para trabalhadores e estudantes. E também por estar próximo de grandes áreas verdes como a Praça de Casa Forte, o Sítio da Trindade, o Parque da Jaqueira e o futuro Parque da Tamarineira. “É um bairro de muitos contrastes, onde você encontra ruas arborizadas, mas sem um bom calçamento e com o sério problema que acomete as grandes cidades: o desordenamento urbano”, justificou o arquiteto.

Para o presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, órgão da Prefeitura do Recife, Milton Botler, não há projeto de planejamento urbano mais revolucionário e contemporâneo. “A proposta vai fundo e mostra como é urgente e possível compartilhar os modais. O foco está nas pessoas e não nos veículos. Parabéns á Igreja pela iniciativa”, declarou.

O projeto também foi elogiado pelos secretários estaduais do Meio Ambiente e das Cidades. Ambos afirmaram que o Governo do Estado de Pernambuco está disposto a contribuir com a implementação da “Comunidade Saudável e Sustentável”. “Não vejo a hora de pegar uma bicicleta e circular por Casa Amarela e no futuro por toda a cidade”, disse o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Xavier.

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, destacou a necessidade do trabalho de educação dos cidadãos. “Não é só a mudança estrutural, vamos trabalhar também na formação dos pedestres, ciclistas e motoristas”, ressaltou.

Dom Fernando Saburido comemorou a receptividade do projeto por parte dos poderes públicos. Para o arcebispo é preciso agora que o debate continue para ganhar força e tornar o projeto realidade. “Essa é a atual mentalidade da Pastoral da Saúde, queremos trabalhar na promoção de melhorias para toda a sociedade, não só apontar as críticas, mas sugerir as mudanças fazendo parcerias. Esse é nosso dever como cristãos”, declarou.

Primeira mudança

O ”Projeto Comunidade Saudável e Sustentável” incentivou a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) a realizar a primeira iniciativa concreta para melhoria da mobilidade no bairro de Casa Amarela. Já a partir do próximo sábado, 28, a CTTU vai implantar um binário na Estrada do Arraial com a Estrada do Encanamento. Além da transformação em binário, as avenidas irão ganhar ciclofaixas unilaterais e monodirecionais no mesmo sentido das vias e que irão se interligar, garantindo a integração da bicicleta para a população da área. Cada ciclofaixa terá 1,70m de largura e um total aproximado de 4,3km.

Arte-educadores e agentes de trânsito já trabalham no local para orientar os motoristas. “Teremos problemas na implantação dessas mudanças, por que isso mexe com a cultura das pessoas, mas precisamos mudar esse pensamento individualista. Estamos acostumados a deixar carros parados nas ruas. Vamos tirar os carros e abrir passagem para os ciclistas e os pedestres”, garantiu a presidente da CTTU, Maria de Pompéia.

Esperança

O engenheiro Daniel Valença, 28 anos, há quase um ano trocou o carro pela bicicleta. Como ciclista acredita que com as parcerias entre a Igreja e os poderes públicos vão enfim trazer mudanças reais para o trânsito na cidade. “Acompanho desde o início o desenvolvimento do projeto, e é muito clara a viabilidade para a implantação. Os governos estão percebendo isso, assim como também, já perceberam que é uma demanda urgente da sociedade. Acredito que muito em breve teremos a primeira Comunidade Saudável e Sustentável”, afirmou.

Próximos Passos

A Arquidiocese de Olinda e Recife, por meio da Pastoral da Saúde continuará buscando parcerias. Além disso, estão previstos para os próximos meses a realização de debates e de passeios ciclísticos. Informações sobre os desdobramentos do projeto bem como subsídios para que outras comunidades possam “copiar” as experiências, adaptando às suas realidades em vista de uma vida mais saudável estarão disponíveis no site www.pastoraldasaudene2.org.br.

Da Assessoria de Comunicação AOR

segunda-feira

#BlogNemComento - O Machismo cultural para além das redes


O comentário e a página intitulada de Mulheres contra o feminismo é a culminância real e material da deturpação de conceitos e práticas.

Ajoelhar-se para, uma provável, relação oral seria promiscuidade? O feminismo traz essa percepção para a degradação do gênero feminino? Obvio que não.

Quando Simone de Beauvoir, em 1949, em O segundo sexo, disse que 'não se nasce mulher, torna-se mulher', expressou a ideia básica do feminismo: a desnaturalização do ser mulher, e assim, fundou-se na tensão de uma identidade sexual compartilhada (coletiva): NÓS MULHERES.

Em suma, muito que se reverbera sobre feminismo é uma machismo cultural.

sexta-feira

#BlogNemComento - Documentário "CONFLITO"



No mês de outubro de 2011 houve uma paralisação do trabalho no corte da cana da usina Bela Vista, interior de São Paulo. foram aproximadamente 400 trabalhadores que interromperam o trabalho. O protesto ocorreu em virtude das condições de trabalho, dos alojamentos e do transporte.

Os sindicalistas e os procuradores do trabalho foram convocados para intermediação do CONFLITO. Foram seis dias de paralisação. Os trabalhadores estavam irredutíveis na sua proposta: queriam ser demitidos.

Em uma conjuntura em que se luta pela manutenção do emprego estes trabalhadores reivindicavam a demissão, a interrupção do contrato de trabalho? Porque? Como? Para entender este pleito assista e discuta o documentário CONFLITO.

As imagens e as entrevistas produzidas na assembléia dos trabalhadores foram insuficientes para reconstruir os acontecimentos. As imagens gravadas nos celulares dos próprios trabalhadores foram fundamentais para a edição desde documentário. Assim, o documentário evidencia novas possibilidades de registro "em tempo real" de conflitos e movimentos sociais.

Ficha Técnica:

Direção e Roteiro: Beto Novaes.

Fotografia: Diego Riquelme

Edição e Finalização: Luiz. G. Castro

Realização: Projetos "Educação através das imagens" - UFRJ

Ano: 2012

#BlogNemComento - O filme Marighella (2011)



Líder comunista, vítima de prisões e tortura, parlamentar, autor do mundialmente traduzido "Manual do Guerrilheiro Urbano", Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre os anos 1930 e a969, e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar brasileira. Mas quem foi esse homem, mulato baiano, poeta, sedutor, amante de samba, praia e futebol, cujo o nome foi por décadas impublicável?



O filme, dirigido por sua sobrinha, é uma construção histórica e afetiva desse homem que dedicou sua vida a pensar o Brasil e a transformá-lo através de sua ação.

quarta-feira

#BlogNemComento - A [i]mobilidade urbana para o PMDB/Olinda



-

A ‘simplicidade’ da mobilidade urbana para a candidata Izabel Urquiza do PMDB/Olinda para eleição é de comover. Sicronizar sinais, construir binários, investir em outros binários(?), investimento em estacionamento, investir no SEI (Oh, god!) e, o mais incrível, incluir Olinda no BRT.


Se na mesma cidade, nem rola uma bicicletinha na orla o que diria tantas 'revoluções' na mobilidade?

Mobilidade é muito mais do que isso. É enterrar essa balela dos BRT's e avançar o debate nos VLT's.



Acesso para os trabalhadores, estudantes e desempregados.


Respeito aos usuários.


Bicicletários nas principais vias, pois, nem vou falar das ciclovias.

#BlogNemComento - Brasil está entre países que mais registram homicídios de jovens




Em um ranking de 92 países do mundo, apenas El Salvador, Venezuela e Guatemala apresentam taxas de homicídio maiores que a do Brasil
18/07/2012

 
Gilberto Costa e Guilherme Jeronymo,
Agência Brasil


A nova edição do Mapa da Violência, elaborado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz e editado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (Cebela), traz grave alerta sobre o que chama de “epidemia” da violência no Brasil contra crianças e adolescentes.

Em um ranking de 92 países do mundo, apenas El Salvador, Venezuela e Guatemala apresentam taxas de homicídio maiores que a do Brasil (44,2 casos em 100 mil jovens de 15 a 19 anos). Todos os três países têm economia menor que a brasileira, atualmente a 6ª maior do mundo (segundo o Produto Interno Bruto), não dispõem de um sistema de proteção legalizado como o Estatuto da Criança e do Adolescente (com 22 anos de existência) nem programas sociais com o número de beneficiários como o Bolsa Família (que entre outras contrapartidas orienta o acompanhamento da família matriculando os filhos na escola e mantendo em dia a vacinação).

Na semana passada, durante a abertura da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a presidenta Dilma Rousseff destacou que “uma grande nação tem que ser medida por aquilo que faz por suas crianças e adolescentes, e não pelo PIB”.

As elevadas taxas de homicídio, segundo o coordenador do estudo, o pesquisador argentino Julio Jacobo Waiselfiz, mostram uma triste realidade: o Brasil e os países da América Latina são sociedades violentas. Segundo o pesquisador, o crescimento dos dados guarda ao menos uma boa notícia: a melhora da cobertura médica legal. “Dados da OMS [Organização Mundial da Saúde] dão conta de que tínhamos, até os anos 90, algo em torno de 20% de óbitos que não eram registrados. Os corpos desapareciam, algumas vezes em cemitérios clandestinos. Hoje a estimativa é de um recuo neste índice, para 10%”, afirmou.

Ele destaca ainda que as mortes no trânsito poderiam ser diminuídas. “Faltam melhorias na infraestrutura. Quando analisamos os dados, percebemos que os países com mais mortes no trânsito têm também piores estradas. São mortes evitáveis”, destaca, afirmando que as autoridades públicas têm, elas próprias, participação nessas mortes, ao se omitirem.

O pesquisador destaca que essas autoridades também têm culpa em um processo delicado, que funciona como um dos motores da perpetuação da violência, a culpabilização das vítimas. “Mulheres, crianças e adolescentes são muitas vezes culpados pelas autoridades por estarem expostos a situações de violência. Quando o Estado o faz demonstra ser tolerante a essas situações”, explica.

Os dados apresentados também confirmam um diagnóstico feito recentemente pela Anistia Internacional. Segundo Atila Roque, diretor executivo da ONG no país, “o Brasil convive, tragicamente, com uma espécie de 'epidemia de indiferença', quase cumplicidade de grande parcela da sociedade, com uma situação que deveria estar sendo tratada como uma verdadeira calamidade social. Isso ocorre devido a certa naturalização da violência e a um grau assustador de complacência do estado em relação a essa tragédia”, resume, em trecho citado no Mapa da Violência.

Segundo o relatório de Júlio Jacobo, foram registrados em 2011 no Brasil 7.155 casos de estupro entre 10,4 mil casos de violência sexual (que incluem assédio e atentado violento ao pudor), a maioria praticada pelos próprios pais (além de padrastos) contra as filhas de 10 a 14 anos; ou por conhecidos próximos (como amigo ou vizinho) no caso de meninas de 15 a 19 anos.

O abuso sexual agrava os riscos de violência doméstica. Segundo dados do Ministério da Saúde, analisados pelo Mapa da Violência, a residência é o principal local de agressão declarado no socorro das vítimas de até 19 anos pela rede pública. Mais de 63% dos casos de violência ocorreram na residência e cerca de 18% acontecem na via pública.

Os dados analisados (relativos a 2010) também verificaram que a violência não se distribui de maneira uniforme pelo país. O etado de Alagoas, com a maior taxa de homicídios (34,8 homicídios para cada 100 mil crianças e adolescentes), é dez vezes mais violento que o Piauí (3,6 casos). Maceió é capital mais violenta (com 79,8 homicídios).

As estatísticas indicam ainda a concentração da violência em 23% dos municípios brasileiros (quase 1,3 mil cidades). De acordo com o Mapa da Violência, 4.723 municípios não registraram nenhum assassinato de criança e adolescente em 2010.

Entre outras causas “externas” de morte (diferentes das mortes naturais causadas por problemas de saúde), o relatório chama a atenção também para as mortes no trânsito. Entre 2000 e 2010, a taxa de mortalidade de jovens de 15 a 19 anos no trânsito cresceu 376,3% (de 3,7 para 17,5 casos em 100 mil).

segunda-feira

#BlogNemComento #TVFórum - @MarcioPochmann dá uma aula de Brasil e de PT.

.

domingo

#BlogNemComento #RedePT13 - Pesquisa de Intenção de Voto/ Recife

Pesquisa IBOPE para Prefeito de Recife

#BlogNemComento - Símbolo da campanha no Facebook



Companheirada, boa noite.

Coloquem o símbolo da campanha de Humberto na foto do seu Facebook.

Link: http://twibbon.com/cause/Humberto-Costa-prefeito-13/facebook

quarta-feira

#BlogNemComento - Estado de Pernambuco: mais um ano de reprovação na Educação Básica



A média para aprovação dos estudantes pernambucanos é 6 (seis). Os resultados das avaliações de língua portuguesa e de matemática dos sistemas de ensino das redes municipal e estadual do ano 2011, mais uma vez, ficou abaixo da média de aprovação. Até quando vamos permitir o descaso com educação básica por parte dos poderes executivos deste país?

As médias de 4,4 para os anos iniciais do ensino fundamental; 3,5 para os anos finais do ensino fundamental e 3,3 para o ensino médio são motivos de preocupações e não de comemorações comparativas com notas abaixo da média indicadas pelo Ministério da Educação.

A fórmula utilizada pelo governo para aumentar a média das disciplinas de língua portuguesa e matemática falharam. A política de premiação, através do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) não surtil o efeito esperado. De 2009 para 2011 os números foram caindo, acontecendo o fenômeno inverso ao esperado pelo governo do estado, através da Secretaria de Educação.

No ano de 2009 o número de escolas que alcançaram as metas impostas pela Secretaria de Educação foi de 761, caiu para 520 no ano de 2011. As que alcançaram 100% das metas despencaram de 550 para 369 no mesmo período. Aconteceu o mesmo com o número de trabalhadores e trabalhadoras contemplados com o BDE de 34.648 para 24.145. Se esse fosse o caminho correto os números deveriam ser elevados de um ano para o outro, mas aconteceu o contrário. Há muitos equívocos nas políticas educacionais aplicadas pelo governo Eduardo Campos.

A educação não é um jogo. Portanto, não deve ser um espaço de competição, onde após o período do ano letivo se publica a lista dos primeiros lugares que receberão o “prêmio” pelo desempenho e a lista dos últimos lugares, que não terão “direito” ao prêmio. Este é um dos motivos que provocou a reprovação e o abandono 185.094 alunos das escolas públicas no ano de 2009, quantidade maior que os 127.132 que responderam as provas de português e matemática em 2011. 




A educação é um direito humano e social, que deve ser tratada como um dever do estado. Garantindo o acesso, a permanência e a qualidade para todos os cidadãos e todas as cidadãs. Logo, são inaceitáveis os resultados do IDEPE. Devemos cobrar do governo do estado mudança de postura na prática das políticas educacionais, exigindo infraestrutura adequadas para todas as escolas públicas, a valorização dos profissionais da educação e ações que fortaleça a gestão democrática da escola, das redes e dos sistemas de ensino.
É preciso ter seriedade e mais investimentos na educação por parte do governo estadual. O artigo 71 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que “não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com pessoal docente e demais trabalhadores da educação, quando em desvio de função ou em atividade alheia à manutenção e desenvolvimento do ensino”. No entanto, todos os anos o governo retira uma parte dos recursos vinculados da educação para fazer a complementação da Secretaria de Educação para o fundo de previdência, em 2010 foram tirados R$ 200.407.966,24 o que representou 1,92% dos recursos para Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, aplicando desta forma apenas 24,18% de forma direta na educação pernambucana. É pouco, queremos mais para poder viver melhor.
São Paulo, 11 de julho de 2012. 
Heleno Araújo Filho
Presidente do SINTEPE                                                                                                                      
Secretário de Assuntos Educacionais da CNTE

sexta-feira

#BlogNemComento - Serra e sua militância


#BlogNemComento - Avançar nas iniciativas privadas: um caminho sem volta.

Clique para aumentar a imagem - Fonte:  http://vereadorjosenildo.blogspot.com.br/ 
Muito se reverbera a nível Estadual sobre as relações de instituições privadas em favor do Estado mínimo. Um exemplo são as OS's que estão na Saúde em Pernambuco com a desculpa de melhorar as condições de serviços, desemborcando assim em UPA's e o investimento maciço no IMIP. Em fevereiro desse ano o TCU emitiu um relatório afirmando que havia um alto risco de serviços sendo prestados à pessoas falecidas. Trocando em miúdos, haveria uma troca de finalidade nesse capital investido.

Muito me impressiona, mesmo com tantas denúncias as OS's e inciativas privadas no Estado, que candidatos do Partido dos Trabalhadores, ainda, estejam vislumbrados com essas questões ou aderindo ainda mais.

O Partido dos Trabalhadores necessita reconstruir sua plataforma popular e de esquerda. Fora da 'Frente Popular' comandada pelo PSB/PMDB, o PT precisa avançar nas causas populares e aderir a nova fórmula colaborativa de construir um governo.

Voltar às bases e avançar coletivamente contra as iniciativas privadas e que deturpam nosso programa partidário. 


#BlogNemComento - Entidades da sociedade civil apresentam carta no II Fórum da Internet



Entidades da sociedade civil apresentaram no II Fórum da Internet uma carta aberta em que questionam as políticas do Governo Dilma Rousseff para comunicação e cultura digital. A carta já tem uma série de assinaturas e segue aberta para mais adesões de redes e organizações até 9 de julho.

Quadro crítico nas políticas de comunicação e cultura digital é resultado das opções doGoverno Federal

18 meses após a posse de Dilma Rousseff, o Governo Federal demonstra que  fez as opções estratégicas na construçãodas políticas de comunicação e cultura digital. Lamentavelmente, essas opções não estão pautadas pela perspectiva dagarantia de direitos. Isso fica claro quando vemos que programas estratégicos, como os telecentros e os pontos decultura, correm o risco de serem descontinuados. Também o Programa Nacional de Banda Larga tem sido construído apartir de uma aliança com as grandes empresas do setor, com graves prejuízos ao interesse público. Essas opções, aliás,têm sido a marca principal das políticas nessa área: privilegia-se a lógica de mercado e de ampliação do consumo, semestabelecer uma perspectiva de garantia de direitos.
Da mesma forma, o Brasil segue com um extraordinário atraso em relação à legislação sobre o setor. A iniciativa deconstrução de um novo marco regulatório das comunicações tem sido seguidamente adiada. O Código Brasileiro deTelecomunicações completa 50 anos em agosto, e está longe de dialogar com a realidade das mudanças tecnológicas, daconvergência de mídias e, sobretudo, da necessidade de garantia da liberdade de expressão do conjunto da populaçãobrasileira.

Mais preocupante é o cenário das telecomunicações e inclusão digital. No PNBL, não se trata o acesso à internet embanda larga como direito do cidadão, e tem sido frequentes declarações de membros do governo que reforçam uma lógicade tratamento diferenciado de cidadãos brasileiros em função da região em que habitam. Moradores da região Norte e dasáreas rurais são, muitas vezes, convidados a se conformar a uma situação de acesso mais caro e de pior qualidade, o queé inadmissível.

Esse quadro confirma que a massificação proposta pelo Governo não  resposta à necessidade de tratamentoisonômico entre os consumidores de alta e baixa renda, e entre as cinco regiões do Brasil. Reivindicamos auniversalização do serviço, que é a garantia legal de direitos iguais para todos e todas.

Por sua vez, o debate sobre o regime de prestação de serviços da banda larga e sobre o fim das concessões de telefoniafixa tem sido feito sem referência a um projeto estratégico de telecomunicações, e  o risco de decisões do GovernoFederal implicarem numa doação de mais de R$ 60 bilhões em bens públicos para as atuais concessionárias de telefonia,colocando em risco a estrutura pública de telecomunicações.

Os problemas que persistem sobre as políticas públicas de banda larga também se dão sobre o programa de cidadesdigitais. As contribuições da sociedade civil feitas à consulta pública foram desconsideradas, e a gestão do programapoderá ser entregue às empresas de telecomunicações para exploração comercial. Também as lan houses, alvo depromessas de campanha, seguem sem qualquer ação ou sequer diálogo com o Governo Federal.

Inclusão digital sob risco
A última década assistiu a uma organização da sociedade civil em prol da inclusão digital, iniciando um movimento quereuniu todos os setores sociais, todas as esferas de governo, iniciativa privada, fundações, universidades e terceiro setor.

Em eventos organizados conjuntamente pelo Governo Federal e pela sociedade civil, foi constante a reivindicação deuma centralização das iniciativas de inclusão digital em torno de uma secretaria dedicada ao tema. Ressaltava-se tambéma ausência de uma formação continuada para os agentes de inclusão digital que atuam nos espaços comunitários dostelecentros de todo Brasil.

Com a compreensão da importância desse movimento e dessas políticas públicas, a Presidência da Repúblicapossibilitou, em 2010, o nascimento do programa Telecentros.BR e em 2011, a Secretaria de Inclusão Digital em que foiabrigado o Programa.

Após menos de dois anos de funcionamento estamos sendo surpreendidos com a morosidade da entrega dosequipamentos e conexão a banda larga e com as atuais medidas do Programa Telecentros.BR, com a interrupção deentrada de novos monitores. É inadmissível que tomadas de decisão desta importância sejam feitas de forma unilateraldesrespeitando convênios assinados entre a Secretaria de Inclusão Digital e as instituições conveniadas, além dorompimento de um processo histórico de discussões e construções democráticas pelo direito ao acesso à informação.

Em meio a um cenário de fragmentação que dificulta o tratamento coerente e estratégico desses temas, a boa notícia vempelo avanço do Marco Civil da Internet. O projeto de lei gestado pelo Ministério da Justiça em parceria com a sociedadecivil reúne um conjunto de questões fundamentais para a garantia da liberdade na rede, e aborda o tema sob a lógica degarantia de direitos civis dos usuários. É fundamental que sua tramitação se  de forma célere, garantido o respeito aprocessos democráticos.

Diálogo rompido pelo Governo
O Brasil tem em seu quadro institucional exemplos positivos de como avançar. A experiência multisetorial do ComitêGestor da Internet e a consolidação do Fórum da Internet, depois de sua segunda edição, são exemplos concretos disso.

Lamentavelmente, a opção do governo tem sido pela restrição dos diálogos com a sociedade civil e movimentos sociais,privilegiando a interlocução com o setor privado. Com 18 meses de governo, esta parece ser uma escolha consciente doGoverno Dilma Rousseff, materializada em ações dos Ministérios das Comunicações e da Cultura. A sociedade civil queatua nesses setores seguirá lutando para retomar os espaços de diálogo e transformar essa situação, na defesa dacomunicação e da cultura como direitos humanos fundamentais.

Olinda, 5 de julho de 2012

Abcid – Associação Brasileiro de Centros de Inclusão Digital
Arpub – Associação das Rádios Públicas do Brasil
Artigo 19
Associação Movimento Comunicação Rádio Comunitária CPA FM
Associação Software Livre
CDI – Campinas – Comitê para Democratização da Informática
Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
CFP – Conselho Federal de Psicologia
Coletivo Digital
Coletivo Puraqué – Santatém/PA
CUT – Central Única dos Trabalhadores
CUT-RJ
Fenadados
FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
Frenavatec – Frente Nacional pela Valorização das TVs do Campo Público
Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Infocentro – Maracanã – Santarém/PA
Instituto Bem Estar Brasil – RJ
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
Mega Não
Movimento Cineclubista – Altamira/PA
Partido Pirata do Brasil
Projeto Saúde e Alegria
Proteste – Associação de Consumidores
Sindipetro – RJ
Sinpd – AP
Três Brasis Comunicação – Recife/PE

ABERTO A ASSINATURAS DE REDES E ORGANIZAÇÕES ATÉ 9 DE JULHO

Para assinar, inclua o nome de sua organização em um comentário nesta página.