Pages

sexta-feira

Náutico: eu tenho história...

m barco de 109 anos

Os jovens recifenses tinham no remo a única atividade esportiva no final do século 17, alugavam embarcações disponíveis para passeio, alongando-se a jornada pelos subúrbios, pois o rio corta toda a cidade. Eventualmente, formavam páreos e as vezes convidavam tripulantes de navios ancorados no porto para uma disputa. Existia o Recreio Fluvial, clube que reunia todos os remadores. Em 1855, os remadores integrantes do Recreio Fluvial, foram encarregados de preparar uma Regata em honra do general Arthur Oscar, vencedor de Canudos. Sem dúvida considera-se a primeira regata organizada na cidade do Recife. Após o sucesso da regata, surgiram novos interessados, possibilitando a realização constante de competições e já no final do século era grande o número de remadores o que levou os integrantes do Recreio Fluvial julgarem oportuno à criação de um novo clube, um clube náutico, para a prática do remo.

Assim no dia 7 de abril de 1901, no 1º andar do prédio nº 1 da Rua do Comércio nesta cidade do Recife, se reuniram para fundar a nova agremiação. Para denominar o novo clube nada - mais justo que homenagear o rio, o nosso Capibaribe, que o poeta veio a dizer - tinha o corpo adolescente e alvo.

Então foi fundado o Capibaribe, clube náutico que tinha exclusiva finalidade a prática do remo. O primeiro esporte praticado em Pernambuco. Ficou assim fundado o Clube Náutico Capibaribe, eleito o primeiro presidente João da Cruz Alfarra, que tomou a iniciativa de adquirir de pronto dois barcos que receberam os nomes de "Capibaribe" e "Audaz", que tiveram o privilégio de pela primeira vez conduzir o escudo e a bandeira alvirrubra pelas águas do Rio.

Em 1905 surgiu a primeira questão: a criação do Departamento de futebol, esporte que então surgia no Recife. A diretoria respondeu negativamente, pois o clube era de remo, náutico, não devia sair das águas, permanecendo a bandeira com os dois remos cruzados.

Todavia já em 1912 o Náutico tinha futebol e ao longo do seu glorioso caminho adotou todas as modalidades esportivas, sendo pioneiro no estado em algumas delas. Forjou atletas de escola que serviram a Pernambuco e ao Brasil e recordistas em seus esportes. A bandeira alvirubra tremulou nas raias, campos, quadras, inclusive no exterior.

Desenvolveu uma atividade social expressiva, nos seus salões desfilou a sociedade pernambucana, testemunhas de festas inesquecíveis, bailes retumbantes, fabulosos carnavais, tendo no seu palco se apresentado artistas de renome internacional, astros do cinema e do teatro. De João da Cruz Alfarra e Berilo Junior, uma rica e maravilhosa jornada de 109 anos.

Jamais foi chamado de - Capibaribe e sempre de Náutico ou o nome completo Clube Náutico Capibaribe. Também atende por Veterano, Aristocrático, Timbu, Alvi-Rubro e Hexa. Recreio Fluvial, velho Capibaribe, amado Náutico, tuas cores de paz e guerra fazem da vida a emoção. Tuas conquistas, teus feitos e tua luta garantem que o nosso grito N.A.U.T.I.C.O., seja eterno. Somosum grande barco. Um barco de 109 anos, que navega em todas as águas, que enfrenta e vence tempestades. Soa alto a voz do Timoneiro remos ao alto viva o Clube Náutico Capibaribe.

0 falações!: