Pages

sexta-feira

É mais um ano...

Maria, Mãe de Deus e nossa, acolhe-nos todos os anos com um abraço caloroso e materno. Sim, somos bem-vindos ao novo ano e torcemos para que seja realmente um ano bom, que nos marque, e, ao final, possamos dizer: valeu a pena, foi bom não apenas para alguns, mas para a maioria do povo brasileiro.

Não nos iludamos, porém; provavelmente será um ano como tantos outros, marcados por violências, mortes brutais, vandalismos... O que sempre queremos - paz, harmonia, fraternidade, bem-querer - não se consegue de um dia para o outro nem de um ano para o outro. Para reconquistar esses valores, precisamos combater as causas que os aliminam da sociedade e iniciar da base.

Nesse sentido, uma ação da Igreja que está produzindo muitos e bons frutos é pastoral da criança. Ela se propõe não apenas a diminuir a mortalidade infantil e a fome nas famílias, mas também ajudar a lidar com gestantes e crianças, ensinar com fazer para a criança ser bem acolhida, desenvolvendo nela o espírito de fraternidade e de paz. Criança que nasce e cresce em ambiente hostil e é maltratada internaliza espírito agressivo, senso de violência. Não podemos esperar diminuição de violência na sociedade se não acabamos com a violência doméstica contra crianças, mulheres e idosos.

A construção de uma sociedade de paz começa na família, com educação adequada, acolhimento cordial, investimento em saúde... Desde o ventre materno é preciso incutir o espírito de harmonia e bem-querer, fazer a criança se sentir acolhida e amada. A repressão pode até diminuir a visibilidade da violência, mas não acaba com suas causas.

É bom sonhar com o Brasil livre da degradação ambiental, do analfabetismo, da desnutrição e insistir com nossos políticos para que formulem medidas eficazes contra a concentração de renda. Ao amanhecernovo ano civil, almejamos a justiça e a paz caminhando de braços dados, nenhuma criança morrendo por falta de cuidados, o povo construindo casas para nelas habitar, lançando sementes, fazendo a colheita e dela se alimentando...

0 falações!: