Pages

terça-feira

#BlogNemComento - Coronéis, PSB e o Brasil: "Nova Política".


De acordo com Lima (2001) o nordeste sempre apresentou uma forte inclinação e, devido, a sua trajetória histórica, uma maior tendência ao comprometimento de todos os setores sociais, políticos e econômicos da região. Compreendendo que o Nordeste teve, até hoje, uma certa influência no que se refere ao domínio de coronéis, que estão presentes na política e comunicação.

Pernambuco vive tal momento: a imprensa em defesa constante de um governador, a polícia fazendo seu papel em defesa da minoria e o judiciário em consonância com a nova política. Durante o começo dos anos 2000, o PT centralizou-se, mesmo vitimizando-se, na política das frentes populares para chegar ao poder. Chegou, enfim. Mas, em nenhum momento teve paciência para construir os seus governos pela base, infelizmente. A tática mais fácil foi a aderência aos coronéis da política, vide Inocêncio, Lyras, Arraes e afins.

Eis que o PT, depois de 12 anos, se vê com um pé fora da Prefeitura do Recife, com o cargo de Prefeito, em detrimento de uma Frente Popular que já não tem mais sustentação teórica e nem prática. O PSB mostra pra que venho e ganhou espaço nos erros infantis do PT/PE. Domina o Nordeste, tem setores importantes no Norte, inserção no centro-oeste, forte no sul e é os ovos da galinha de ouro no sudeste, vide  São Paulo.

Não há mais o que esconder: o PSB fez, de maneira longe do Socialismo estampado em sua sigla, uma política de força ideológica, seja qual for essa ideologia, a 'Nova Política' está lançada. Marina Silva, Eduardo Campos, Aécio Neves e afins são os donos, coronéis, do Brasil.

0 falações!: