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domingo

#BlogNemComento #RedePT13 - Encontro de blogueiros com Humberto Costa e João Paulo


Reconhecer o direito à Comunicação é reconhecer que a Comunicação é um direito humano fundamental, parte da nossa 'cesta básica de cidadania', tão importante quanto Trabalho, Educação e Saúde. Debater essa comunicação e construir um novo papel de protagonista de relação com a sociedade. Assim, os blogs/mídias alternativas tem um papel fundamental na construção da cidadania: quebrar os oligopólios das grande (famílias) empresas de comunicação.

Quem não lembra da bolinha de papel e seus agentes danosos? Da cobertura dos blogs das eleições de 2010? Do blog que acompanha o dia-a-dia de sua comunidade?

Enfim, são vários meios para seu clipping diário.

Nestas eleições municipais de 2012, Humberto Costa e João Paulo, foram sabatinados por alguns blogueiros de Recife e a culminância desse debate, resumo nestes 5 (cinco) pontos:



1 - Conselho Municipal de Comunicação: como uma das formas de garantir uma maior participação da sociedade civil na formulação e implementação das políticas públicas de comunicação social, é fundamental termos um Conselho Municipal de Comunicação, com composição equilibrada e isonômica entre poderes públicos, empresários do setor e sociedade civil não empresarial, com estrutura mínima para seu bom funcionamento, e com caráter deliberativo.

2 - Conferência Municipal de Comunicação: como parte do processo democrático de preparação das Conferências Estaduais e da Conferência Nacional de Comunicação, esta Conferência deve ser o espaço privilegiado para a discussão e formulação das políticas públicas de comunicação em nível municipal, com delegados representando os três setores interessados: poderes públicos, empresários e sociedade civil não empresarial.

3 - Verbas publicitárias públicas para mídias livre e alternativas: garantir uma distribuição de percentual mínimo (a ser regulamentado por Lei) das verbas publicitárias oficiais dos poderes públicos municipais, em particular do poder executivo (Prefeitura), nas mídias livre e alternativas (jornais de bairro, blogs independentes, rádios comunitárias e públicas) como forma de descentralizar a utilização dessas verbas publicitárias e fortalecer a comunicação livre e alternativa, garantindo assim uma maior pluralidade na distribuição dessas verbas publicitárias.

4 - Políticas de apoio para as mídias livres e alternativas: políticas públicas municipais de fomento e capacitação às mídias livres e alternativas, como oficinas de capacitação para comunicadores comunitários. Fortalecimento dos Pontos de Culturas do Recife e Ponto de Mídias Livres, com investimentos municipais.

5 - Governo Eletrônico: democratização e transparência nas informações dos poderes públicos municipais, em particular do poder executivo, implementando no plano municipal a Lei do Acesso à informação.

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