Pages

quarta-feira

#BlogNemComento #RedePT13 - Palestra de Emir Sader (Recife)


O encontro com Emir Sader faz parte da programação paralela à exposição O Legado da Coruja, de Chris Marker, em cartaz na Galeria Vicente do Rego Monteiro, também na Fundação Joaquim Nabuco. 

Emir Sader é Coordenador do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ e secretário-executivo do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso). Publicou, entre outros, os livros O poder, cadê o poder? - ensaios para uma nova esquerda (1997), A vingança da história (2003) e A nova toupeira (2010), todos pela Boitempo, onde integra ainda o comitê de redação da revista Margem Esquerda.

O Legado da Coruja foi feito para a televisão em 1989, e é inédito no Brasil. Em 13 episódios sobre conceitos surgidos na Grécia Antiga, Chris Marker demonstra a importância da cultura daquele país para as ideias de Ocidente e de Europa. Por meio de documentação e debates, o trabalho de Chris Marker é aqui apresentado no contexto do que ocorre na Europa hoje, em que a Grécia tem sido culpabilizada pela crise da Zona do Euro e forçada a adotar políticas de “austeridade” – desmontando políticas de amparo social – para que siga fazendo parte dessa comunidade. Para aqueles que não viram a exposição, sua visitação pode ser feita de terça a domingo, das 14h30 às 20h, até o dia 2 de setembro de 2012. Chris Marker faleceu no último dia 29 de julho, mesmo dia em que completava 91 anos de vida.

Para ouvir o áudio clique aqui

0 falações!: