Pages

sexta-feira

Moção de Apoio...

Os membros do Grupo de Estudos sobre Álcool e outras Drogas - GEAD, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, na defesa da livre manifestação do pensamento e expressão das atividades política, social, intelectual, científica e artística, pautados no direito de todos de reunir-se pacificamente em locais abertos, independentemente de autorização, tornam público seu apoio à “Marcha da Maconha 2010”, que será realizada em Recife no próximo domingo, dia 02 de maio de 2010.

Enquanto profissionais da área de saúde e de assistência social, todos pesquisadores do tema “álcool e outras drogas”, somos favoráveis à organização de grupos sociais diversos, inclusive de usuários dessas substâncias psicoativas, que visem promover pesquisas, debates, discussões e fóruns democráticos voltados à produção e socialização de conhecimento sobre o uso de drogas, em geral, e sobre o uso da cannabis sativa, em particular, nas suas várias facetas contemporâneas (medicinal, industrial, religiosa e recreativa).

Este apoio à manifestação pública de um movimento social favorável ao uso recreativo da maconha não significa por parte do GEAD alusão e/ou defesa do uso recreativo de qualquer droga, lícita ou ilícita. Mas sim, o posicionamento contrário à política de “guerra” a selecionadas drogas, que demoniza as substâncias, as pessoas e a expressão de suas subjetividades. O debate sobre as drogas deve ser democrático e informado, não devendo se resumir a polaridades/dualidades tão férteis neste campo da sociabilidade humana como criminalização/descriminalização, repressão/assistência, abstinência/redução de danos, atenção médica/atenção psicossocial, dentre outras.

Desta forma, manifestamos publicamente nosso apoio à realização da “Marcha da Maconha”, por compreendê-la como movimento político legítimo dos usuários da maconha e simpatizantes da liberação desta substância psicoativa.

Recife, 28 de abril de 2010.

Grupo de Estudos sobre Álcool e outras Drogas - GEAD

0 falações!: