Pages

domingo

#BlogNemComento - Esta merda tem que acabar


Uma visão sobre o mundo em que vivemos, por Jacques Fresco, líder internacional do movimento Zeitgeist.

terça-feira

#BlogNemComento - A caravana da esperança: as diferenças, os mitos e a política.


No final da década de 80 o Brasil passava por um desdobramento político construído pelos movimentos sociais que seria o fim da Ditadura Militar e a (re)inauguração da democracia brasileira. Em Pernambuco, não muito diferente, que fora um dos palcos mais importantes das lutas, existia uma candidatura de cunho social e da classe média, beirando, até, as classes mais altas: a caravana da esperança de Miguel Arraes.

Vindo do exílio, com uma construção simbólica do chapéu de palha, uniu Pernambuco em um único campo, a fim de ganhar aquele pleito. Ganhou, fez o governo e em 1997 perde para Jarbas Vasconcelos.

Esse breve introito, aparentemente, expõem dois campos: o da esquerda com Miguel Arraes e a direita com Jarbas Vasconcelos. Não diferente de 2006, quando Eduardo Campos concorreu contra Mendonça Filho e ganhou para o Governo de Pernambuco. No entanto, fisiologicamente, Eduardo se propunha de esquerda.

A esperança que surgiu no final dos anos 80, ressurge com Eduardo para um bom processo de Governo e, aos poucos, vai enveredando para a direita.

Durante todo seu governo, e até hoje, o Governador Eduardo Campos não se intimidou em revelar o seu desejo de um programa nacional. E em Pernambuco construiu sua coalizão com os mais diversos caciques, e assim, atrelando mais de 80% das prefeituras de Pernambuco. Adesão maciça das Prefeituras, uma ALEPE sem oposição, o trator do Palácio das Princesas passa por Pernambuco.

No campo da Educação, que qualifico um pífio rendimento, utiliza-se dos modelos de Escolas Integrais, bem diferentes dos modelos lançados por Anísio Teixeira, para popularizar-se ainda mais. Muitas vezes sem estrutura, o professor, sem PISO, é pressionado por metas. Na única Universidade Estadual, a UPE, a situação é caótica: campus que faltam energia, aulas que acontecem sem o mínimo de estrutura, sem acessibilidade, espaços de interação e falta de professores. Sem as devidas preocupações com a Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) a UPE ainda sobrevive com um único Doutorado da Faculdade de Odontologia.

Os movimentos sociais, sindicatos, movimentos juvenis e afins desmobilizados ou cooptados pelo mito de Eduardo. 84 % de aprovação separa a realidade para a construção mitológica criada desde finais dos anos 80 com os dias atuais.

A década de 80 relembrada, governo na casa sempre dos 80% e duas vezes 40, um Pernambuco travestido de mitos da política, uma saúde sendo privatizada aos poucos, setores importantes da COMPESA também e uma crítica, acrítica.

Virar a esquerda com um projeto de Governo Popular é necessário. Colocar-se como alternativa, nós do PT e particularmente da Articulação de Esquerda, é objetivar nossos anseios por um Pernambuco de Agricultura Familiar, Reforma Urbana, sustentabilidade, acessos a direitos primordiais e essenciais, fortalecendo o Estado.

sexta-feira

#BlogNemComento - Senhores, sou um poeta.


Senhores jurados sou um poeta
um multipétalo uivo um defeito
e ando com uma camisa de vento
ao contrário do esqueleto

Sou um vestíbulo do impossível um lápis
de armazenado espanto e por fim
com a paciência dos versos
espero viver dentro de mim

Sou em código o azul de todos
(curtido couro de cicatrizes)
uma avaria cantante
na maquineta dos felizes

Senhores banqueiros sois a cidade
o vosso enfarte serei
não há cidade sem o parque
do sono que vos roubei

Senhores professores que pusestes
a prémio minha rara edição
de raptar-me em criança que salvo
do incêndio da vossa lição

Senhores tiranos que do baralho
de em pó volverdes sois os reis
sou um poeta jogo-me aos dados
ganho as paisagens que não vereis

Senhores heróis até aos dentes
puro exercício de ninguém
minha cobardia é esperar-vos
umas estrofes mais além

Senhores três quatro cinco e Sete
que medo vos pôs por ordem?
que pavor fechou o leque
da vossa diferença enquanto homem?

Senhores juízes que não molhais
a pena na tinta da natureza
não apedrejeis meu pássaro
sem que ele cante minha defesa

Sou uma impudência a mesa posta
de um verso onde o possa escrever
ó subalimentados do sonho!
a poesia é para comer.

Antologia da Poesia Portuguesa Contemporânea, Editora Nova Aguilar, 1999 – RJ, Brasil

#BlogNemComento - Recife 14 dias sem jornais circulando. Em 1990. Vídeo histórico


E aê?

#BlogNemComento - Charges de Carlos Latuff de apoio ao Ocupa USP

#BlogNemComento - Gráficos de Pernambuco aprovam estado de greve e prometem intensificar ações


Escrito por: Sindgraf-PE

Os empresários gráficos optaram em sair do silêncio para oferecer um ridículo reajuste salarial aos seus trabalhadores. Na verdade, o percentual corresponde à reposição da inflação anual, logo, não existe na prática, aumento de salário. A proposta demonstra que, mesmo após a greve na gráfica IGB e paralisação no Diário de Pernambuco, os patrões insistem em desrespeitar a categoria. Porém, os trabalhadores estão mobilizados e decidiram em assembleia entrar em Estado de Greve e, em caso de nova proposta indecente dos patrões, o cenário pode se transformar em Greve Geral.

Para decidir sobre o caso, os trabalhadores terão uma nova Assembleia Geral na quinta-feira (3), às 19h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Pernambuco (Sindgraf-PE), filiado à CUT-PE. Os trabalhadores querem um reajuste de 17% e implementação de plano de cargos e salários, além de outros benefícios sociais.

A categoria espera que dessa vez, a pauta de reivindicação seja analisada seriamente pelos empresários. “Queremos uma proposta de reajuste salarial com base no atual crescimento econômico do Estado, condição que também permite que se avance nas clausulas sociais”, conta o Sindicato, ressaltando que é mais que justo partilhar o progresso econômico vivido em Pernambuco.

Entretanto, o Sindicato adianta que as grandes empresas estão sendo analisadas de forma particular. Em campanhas salariais anteriores, estas gráficas sempre ficavam no guarda-chuva das pequenas, pois acabavam se beneficiando na hora da definição do reajuste salarial, uma vez que o sindicato patronal sempre justificou que um maior aumento percentual poderia quebrar as pequenas e médias gráficas. Dessa forma, o salário era aumentado com base na capacidade das menores, enquanto que as maiores empresas, que possuem grande capital e negócios, faturavam ainda mais às custas dos pequenos salários e condições de trabalho dos funcionários.

“Agora, são as grandes empresas que terão que pagar a conta”, diz o sindicato, destacando que o piso salarial não pode ser simplesmente estabelecido pela condição das pequenas. O piso tem que ser digno para todos trabalhadores e aquelas empresas que possuem melhores condições econômicas precisam remunerar ainda melhor seus funcionários. Inclusive, já tem empresas que sinalizam fechar acordo em separados da proposta do sindicato patronal, mostrando uma evolução bem superior a da mesa de negociação, demonstrando que não querem paralisações, nem outro tipo de mobilização dos trabalhadores em suas empresas. ‘Quem sabe faz a hora não espera acontecer’.


Será que o Diário de Pernambuco e o Jornal do Commercio vão terceirizar o processo? Fica a pergunta!

quarta-feira

#BlogNemComento - A violência e a mulher


Por Maria Beatriz Nader (27/10/11)


Para a compreensão da complexidade da violência contra a mulher o conceito de gênero deve ser entendido como uma construção social e cultural, sustentada pela diferença do feminino e do masculino. Se o conceito de gênero é a distinção entre atributos culturais alocados a cada um dos sexos e a dimensão biológica de seres humanos, a violência contra a mulher se refere a qualquer ato de violência que tenha por base o gênero, ou seja, o fato de a vítima ser mulher.


Desde os anos de 1960, muitas mulheres, acadêmicas ou ligadas a outros setores sociais, organizadas, deram origem ao Movimento Social Feminista. Fruto desse Movimento, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, desde 2003, institui políticas públicas para o enfrentamento às desigualdades entre homens e mulheres. Sua criação reforça a violência contra mulher como um problema social e dá “visibilidade” a essa violência, pautando-se no entendimento de que a relação entre os sexos não é um fato natural, mas sim uma interação social construída e com interesses ideológicos patriarcais que firmam o poder masculino sobre o feminino.


Para nós, capixabas, a indicação do nome de Iriny Lopes para a direção da SPM foi um orgulho. Ficamos ainda mais orgulhosas quando percebemos que ela é uma ministra atenta e tem se posicionado diante de questões que até então eram vistas como “apenas uma propaganda publicitária”, mesmo que estas reforcem sistematicamente o lugar da mulher como a “boa dona de casa” ou como um “fetiche”.


A estratégia publicitária de transformar o corpo da mulher em mercadoria, ao invés de promovê-la como sujeito, reforça o seu lugar de objeto. E isso tem tudo a ver com o fenômeno da violência contra mulheres, já que o agressor não vê a sua agredida como igual numa relação, mas num patamar inferior.


Vivemos um paradoxo: enquanto o Estado brasileiro promulga a Lei Maria da Penha, uma das mais avançadas do mundo no combate à violência contra mulheres, temos que conviver com propagandas publicitárias com personalidades que reificam a subordinação sexual. No caso capixaba, a situação ainda é mais grave já que, segundo o Mapa da Violência do Instituto Sangari (2010), o Espírito Santo lidera o ranking nacional de mortes violentas de mulheres.


Isso sim deveria se objeto de discussão permanente na imprensa e nas campanhas publicitárias, espaços que poderiam ser aliados da luta das mulheres contra violência, pautando seu trabalho sempre na responsabilidade social e no respeito aos direitos humanos.


*Maria Beatriz Nader é professora da Ufes e membro da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras


Fonte: Gazetaonline

terça-feira

#BlogNemComento - Eu não vou me mover - Curta Metragem

segunda-feira

#BlogNemComento - Faxina de Aldo esbarra em interesses do PCdoB


A “faxina” exigida pela presidente Dilma Rousseff no Ministério do Esporte obriga o novo titular da pasta, Aldo Rebelo, a mexer num “paredão” de comunistas, boa parte composta por ex-dirigentes da União Nacional dos Estudantes (UNE), alocados em áreas estratégicas e suspeitos de desvio de recursos públicos. Aldo vive um dilema. Recebeu a ordem da presidente para mudar o comando da pasta, mas sabe que as trocas em meio a um escândalo de corrupção respingam nas pretensões eleitorais do PC do B em 2012. A tropa do partido dentro do ministério não é técnica, mas política e com objetivos concretos na disputa municipal do ano que vem. São dirigentes regionais e nacionais da legenda, homens de comando do PC do B nos Estados, que agora temem a exposição pública. Temem ainda ser demitidos a partir de amanhã, quando Aldo Rebelo toma posse, numa “faxina” semelhante à que ocorreu no Ministério dos Transportes em julho.

Por enquanto, Aldo Rebelo só confirmou a saída do secretário executivo, Waldemar Souza, do PC do B do Rio – uma espécie de número dois da pasta. Há pelo menos mais sete pessoas que podem entrar na forca após a queda de Orlando Silva: Wadson Ribeiro, Ricardo Capelli, Ricardo Gomyde, Alcino Reis Rocha, Fábio Hansen, Vicente José de Lima Neto e Antonio Fernando Máximo.


Fonte: Blog do Magno

#BlogNemComento - Nota de solidariedade em plenário


'Sr. Presidente, gostaria de registrar, nesta tarde, a nossa solidariedade a um setor do nosso Estado, Pernambuco, da região de Santa Cruz do Capibaribe, um polo que tem uma população criativa, inovadora e que, com muitas dificuldades, tornou-se um grande polo de produção da indústria de roupas.
Esperamos que, por conta de um empresário, como poderíamos dizer, inescrupuloso, que vinha utilizando material de hospitais americanos, toda aquela região, bem como todo o seu povo, não se vejam comprometidos.
Portanto, aqui fica toda a minha solidariedade aos empresários sérios que vêm trabalhando em prol de Pernambuco.'

Discurso do dia 18/10/2011

#BlogNemComento - As fraudes da mídia com o ENEM

Será que a imprensa utilizará os mesmos critérios usados para desacreditar o ENEM 2011 feito por 4 milhões de estudantes em todo o Brasil para o exame da Fuvest 2011?

Inep investiga como repórter fraudou prova do Enem ( Link )
Site:Terra - 24/10/2011

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirmou nesta segunda-feira que abriu uma investigação para apontar possíveis erros que permitiram um repórter do jornal carioca O Globo fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta segunda-feira, o jornalista Lauro Neto contou como fez para vazar o tema da prova da redação - divulgado pelo jornal na internet às 13h59 de domingo, uma hora antes do horário permitido aos estudantes deixar o local de provas.

"Bateu vontade de ir ao banheiro. Como não havia nenhum fiscal por perto, decidi testar a segurança da prova e mandei um SMS para a equipe de reportagem do GLOBO com o tema da redação: 'Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado'. (...) Deu tempo até de mandar outro torpedo com os títulos e autores dos textos da coletânea", disse em texto publicado no site do jornal na manhã de hoje.

Além de usar um aparelho celular para passar uma mensagem com o tema da redação, o repórter fez propositalmente a prova com outros itens que eliminariam os candidatos. Lauro Neto usou boné, óculos escuros, caneta não transparente, além de lápis e borracha - proibidos no edital do Enem.

"Voltei à sala, preenchi a folha de respostas com lápis, canetas azul e preta (não transparente), e dei um título à redação, pensado no banheiro: 'Sorria, você está sendo eliminado!'. Depois, entreguei aos fiscais e fui embora pensando: se eu fosse um aluno desesperado para entrar na faculdade, poderia até ter consultado a internet pelo celular ou trocado SMS com algum professor para tirar dúvidas...", escreveu.

A assessoria do Inep informou que os coordenadores da prova já foram chamados para avaliar o que aconteceu. Segundo o órgão, não houve vazamento e nenhum prejuízo aos demais candidatos porque a prova estava em sigilo total até o momento em que foi aberta, às 13h de domingo.

Mais de 1,4 milhão deixam de fazer a prova
Pouco mais de 26% dos 5,3 milhões de inscritos no Enem - o que corresponde a cerca de 1,4 milhão de candidatos - não compareceram nos dois dias de prova. O índice médio de abstenção nesta edição foi ligeiramente inferior ao registrado no ano passado, quando 27,6% dos candidatos faltaram.

No sábado, os candidatos tiveram quatro horas e meia para responder 90 questões de Ciências Humanas e da Natureza. O segundo dia de provas foi composto de 90 questões de matemática e linguagens, além da redação. No domingo, o prazo para concluir a prova foi de cinco horas e meia.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

sábado

#BlogNemComento - O bobalhão


Em semana de clássico, Náutico x Sport, todos se mobilizam para blindar qualquer notícia que possa desagregar o grupo do Náutico, pois, é sabido que a imprensa pernambucana é extremamente torcedora do Sport.

No entanto, há alguns bobalhões dentro do Náutico, e infelizmente dentro do PT, que além de serem péssimos políticos, são ruins como cartola.

Não perderei muito meu tempo com esses sujeitos, mas, é inadmissível que esse Político e Conselheiro do Náutico fique dando caldo pra imprensa.

Boca calada, não entra mosca.

terça-feira

#BlogNemComento - Entrevista de Leonardo Boff na RedeTv



segunda-feira

#BlogNemComento - O que acontece quando o casal vê um filme que o homem escolheu

#BlogNemComento - Oposição, sempre, ridícula.


Nem pra ganhar a eleição da PCR em 2012 consegue.

Só, e somente só, está nas ruas em vésperas de eleições e com a mesma tática: gritaria eleitoral.

Não é novidade pra ninguém que João da Costa é ruim e está em péssimas condições para eleger-se novamente. No entanto, a oposição, que consegue ser pior que João da Costa, vai às ruas 'interagir' com a população com a gritaria sem nexo de Aline Mariano, Raul Henry, Daniel Coelho e, o nosso 'QUERIDO' ex-governador que tentou privatizar a UPE, Mendonça Filho.

Pense que ninguém dá atenção e chega a nivelar por baixo. Até parece estágio daqueles 'Pastores' de Igrejas Protestantes.

Eita oposição FRACA!


sexta-feira

#BlogNemComento - Nota de Repúdio


Ao Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores
À Secretaria Executiva Nacional
Ao Diretório Regional de Minas Gerais
Ao Diretório Municipal de Belo Horizonte


Fomos surpreendidas com a notícia de que o dirigente do Partido dos Trabalhadores de Belo Horizonte de nome Nartagman Wasly Aparecido Borges, julgado e condenado a sete anos e nove meses de prisão por estupro de incapaz - uma menina de apenas 9 anos e sua enteada à época do crime (2004) - continua filiado e Secretário de Organização do PT de Belo Horizonte. Foragido desde maio, finalmente foi preso no início do mês de setembro.

Trata-se de um crime hediondo, de uma violência brutal praticada contra uma menina e que deve ser rechaçada pelo Partido dos Trabalhadores em quaisquer que sejam as circunstâncias. Entendemos que um dirigente partidário deve dar o exemplo, ser uma pessoa correta e íntegra, que tenha condições de defender o nosso Estatuto. Como se pode verificar este senhor de nome Nartagman Wasly Aparecido Borges, tem atitudes que comprometem a história do Partido dos Trabalhadores, que viola os direitos humanos básicos, que agride a postura socialista deste Partido. Além de ser condenado por estupro, trata-se de um crime de pedofilia e ainda, de acordo com o delegado do Departamento de Investigações, Alexandre Oliveira, Nartagman também assediava a irmã dela e uma empregada doméstica.

Portanto, nós mulheres do PT de Pernambuco, exigimos a expulsão imediata do filiado e dirigente do Partido dos Trabalhadores de Belo Horizonte, Nartagman Wasly Aparecido Borges. Não há nenhuma possibilidade de tê-lo entre os nossos quadros, entre os filiados e nas trincheiras da luta socialista. Ele deve cumprir pena e pagar pelo crime que cometeu.

Solicitamos a todos e todas os/as dirigentes, parlamentares e militantes Petistas que se juntem ao nosso pleito, bem como ao Diretório Estadual de Minas Gerais e ao Diretório Nacional um posicionamento pela expulsão imediata de Nartagman Wasly Aparecido Borges do Partido dos Trabalhadores.

Secretaria Estadual de Mulheres do PT/PE.

Wanda França – Secretária Estadual.

Coletivo Estadual de Mulheres do PT/PE.

Aron Gomes.
Flávia Verçoza.
Irani Brito.
Jô Meneses.
Raquel Esteves.
Suely Oliveira.

quarta-feira

#BlogNemComento - Brasil. Um país longe do Laicismo


Vivemos num Estado laico, isto é, as autoridades religiosas não fazem parte da regulação da vida pública. O direito é responsabilidade do poder público
Sir.Hob

O Brasil é um país que têm uma forte influência religiosa, em parte pelo passado de colonização e miscigenação com a população africana, que é um povo de extrema religiosidade, e os portugueses que trouxeram o catolicismo como religião oficial. Dentre a religião Católica e o Candomblé que foram as primeiras religiões a serem trazidas de fora, também eram pregadas a religião indígena voltada para as forças da natureza e de deuses que os próprios acreditavam. A história do Brasil é marcada por sofrimento e apegação a fé, o que pode nos explicar a grande influência que as religiões ainda têm sobre o estado brasileiro.
Embora a história têm mostrado que a grande base e talvez uma grande aliada do estado brasileiro têm sido a religião, a Constituiçao Federal assegura um Estado Laico e nossos governantes vêm eleição após eleição, a proclamar esse estado, que não existe.Diferente do que se prega, o Brasil hoje é um país que está além de um grande parceiro da religião, está além disso.O Brasil hoje é um país dominado pela religião e que está longe do tal estado laico.A Política está cheia dos pastores e bispos que fazem pressão perante o congresso e as câmaras pelo Brasil a fora, lutando para que as leis que lá votadas, sejam aprovadas a partir de um " raio x " dogmático.Usar da fé, ideiais dogmátios e conceitos religiosos tem virado cada vez mais rotina em nosso país, pois é uma prática que dificilmente irá dar errado.
A fé, aquela que move montanhas, é capaz de ilubridiar as pessoas a concordarem com qualquer coisa que seu líder religioso proclame, sem ao menos estudar o que o mesmo prega. A fé ganha além dos líderes reliosos-políticos, os fiéis, e por isso fica mais fácil aprovar suas substituições, arquivamentos, etc.
Para a população gay, o fardo é mais pesado, pois somos alvos certos e óbvios.A população evangélica, e devo dizer nem todas, mas a maioria, têm em sua consciência que somos abominações demoníacas e muitas pessoas ainda proclamam sermos aberrações e doentes mentais. Algumas pessoas acabam se destacando tanto que conseguem chegar em um patamar diferenciado, viram políticos.
Essas pessoas detém o poder de criar, mudar e aprovar ou não leis, projetos e qualquer iniciativa pró gay que tramita em todo Brasil, e os mais importantes, no congresso nacional.A anos o movimento gay têm sofrido com os embates persistentes contra os religiosos conservadores que perseguem os projetos e iniciativas a favor da população gay, e infelizmente os mesmos tem se saido melhores nessa guerra entre a liberdade e opressão.O perseguição desses religiosos eleitos é feita descaradamente e sem nenhuma vergonha na cara, com declarações preconceituosas, e pior, dentro dos próprios orgãos políticos.Tenho a opinião de que se você nasce para ser um pastor, padre ou qualquer que seja a religião que representa, o faça com louvor e honestidade. Se você nasce para ser político e representar o povo, o faça com perfeição ou tente representar-nos da melhor forma possível.Agora se você nasce um ou outro e não consegue desvincular os ambos assuntos, atrapalhando assim tantas pessoas, espalhando o ódio e manipulando as pessoas em nome de Deus, não tente fazer nada de tão complexo, por que sua inteligência não suporta.O estado deve ser laico e assegurar que a sociedade brasileira e seus poderes políticos não estejam na mão da fé e do conservadorismo. A história mundial mostra que todas as vezes em que a religião se manteve a frente da política e da gestão pública, as cenas foram de injustiças e sangue. O Brasil ainda é um país longe do laicismo, culpa parte das pessoas que votam sem ao menos analizarem as verdadeiras pretenções de seu candidato. Separar o estado das religiões deve ser uma luta real e persistente para que o Brasil seja mais plural e igualitário para sua sociedade.Se esses líderes religiosos mal conseguem fazer seu trabalho de parlamentar, julgando projetos e leis a partir de seus dogmas, imagino o "bom" trabalho que o mesmo faz para encaminhar suas ovelhas ao reino dos céus.
#EstadoLaicoJá
Fonte: http://gplaneta.blogspot.com/

#BlogNemComento - Heloisa Villela: Em livro, psiquiatra entrega os segredos sujos da profissão


por Heloisa Villela, de Washington

Li, de ontem para hoje, um livro muito interessante. Não é lançamento deste ano. Ele foi publicado em maio de 2010. Mas é muito atual. Unhinged, do doutor Daniel Carlat, é um relato muito honesto de um profissional que viveu as mudanças da psiquiatria norte-americana no dia-a-dia. O médico acabou transformando sua prática e a relação com os pacientes depois de se ver questionado por alguns deles e por um punhado de colegas.

O doutor Carlat também teve suas brigas com a depressão. A mãe tinha problemas sérios e se suicidou quando ele saiu de casa para cursar a universidade. Formado em psiquiatria, Daniel Carlat começou a atender os pacientes. Como conta, aprendeu a usar o livro de diagnósticos da profissão (atualmente o Diagnostic and Statistic Manual of Mental Disorders-IV) e a receitar os remédios. Depressão, bipolaridade, alguns casos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade…

Enquanto se especializava no Hospital de Massachussets, foi reparando na relação estreita entre os psiquiatras e os representantes da indústria farmacêutica. Vendedores fazem todo tipo de salamaleque, oferecem agrados, presentes e jantares, para seduzir os donos do bloquinho de receitas. Antes de mais nada, é bom deixar claro: o doutor Carlat receita remédios a seus pacientes até hoje. Acredita que a profissão precisa de todos os instrumentos disponíveis para aliviar o sofrimento de quem procura ajuda.

Mas o que ele viu, e fez, ao longo dos anos foi bem mais que isso. Ele próprio foi contratado por uma empresa fabricante de remédios para depressão para dar palestras em clinicas e hospitais. Reuniu médicos em almoços e destacou as vantagens de um remédio (o da empresa que pagava pelas palestras, claro) em comparação a outros. O doutor Carlat confessa que escondeu dados e ressaltou o que havia de melhor nas pesquisas, sempre do ponto de vista da empresa-patroa. Quando ele começou a ser um pouco mais honesto, perdeu a boquinha.

O autor destaca que com certeza existem diferenças entre os remédios usados na psiquiatria. Por exemplo, se o paciente está sofrendo por causa da depressão e ainda por cima está emagrecendo muito, é melhor receitar um remédio que provoca ganho de peso como efeito colateral. Mas, pra quem já pesa mais do que devia, procura outro.

Existem diferentes categorias de antidepressivos, mas em cada categoria não existe diferença notável entre as drogas. O doutor Carlin pode receitar um ou outro remédio como primeira tentativa para um paciente, e escolher outro para um segundo. Como ninguém sabe, exatamente, até hoje, porque um remédio aparentemente funciona para uma pessoa, em determinado momento, e não para outra, tudo não passa mesmo de tentativa e erro. Tenta-se um remédio e observam-se as consequências. Se vai bem, ótimo. Caso contrário, tenta-se outro.

Mas o que realmente impressiona, no livro, é a descrição nua e crua que o autor faz da forma como a indústria farmacêutica opera para promover seus produtos: como esconde dados, manipula resultados e como a FDA (Food and Drug Aministration, agência federal encarregada de vigiar a qualidade dos remédios) é frouxo nas exigências, além de permitir abusos.

No livro, o doutor Carlin expõe a promiscuidade entre psiquiatras e a indústria farmacêutica, os que ganham muito dinheiro promovendo remédios e repetindo dados maquiados, os que simplesmente assinam “artigos cientificos” sem ler, sabendo que eles foram escritos, na verdade, pela própria indústria farmacêutica, e a grande maioria dos profissionais que se limita a receber o paciente, fazer o questionário de rotina e receitar remédios, sem se preocupar com o conhecimento mais aprofundado dos problemas do paciente… Foi o que ele fez durante anos.

Ele explica: não se ganha dinheiro de outra forma. Receber um paciente por 45 ou 50 minutos é prejuízo na certa. Em 15 minutos o questionário padrão está respondido, o remédio receitado e o próximo paciente já está dentro do consultório.

Quando mudou a prática, depois de tudo que testemunhou, o doutor Carlat começou a ver melhores resultados na saúde dos pacientes. Hoje, ele usa uma combinação de remédios e terapia. Diz que a psiquiatria norte-americana está em crise. Crise de credibilidade, por causa do casamento com a indústria farmacêutica; com a imagem distorcida, por vender a ideia de que psiquiatria é uma ciência que tem base biológica, por insistir que depressão, transtorno bipolar e outras doenças são provocadas por desequilíbrios químicos no cérebro, ideia que se tornou popular.

O doutor Carlin até acha que um dia a Ciência talvez consiga comprovar essa teoria e explicar exatamente como tudo acontece. Mas sabe — e deixou claro no livro — que até hoje é tudo tentativa e erro. O autor diz que a profissão precisa ser totalmente reestruturada. O foco exclusivo na farmacologia, em detrimento de outras técnicas, tem que ser revisto.

Ele acha que treinar os profissionais dentro da escola de medicina exacerba a ênfase na visão biomédica dos problemas mentais. Toma tempo demais com todo o aprendizado necessário para exercer a medicina e totalmente desnecessário para exercer a psiquiatria. Tempo que, segundo ele, deveria ser empregado ensinando outros tipos de psicoterapia: terapias em família, de grupo, avaliações neuropsicológicas e uso do apoio comunitário para tratamento das doenças mentais crônicas. Sem falar, é claro, no restabelecimento dos padrões éticos na relação entre profissionais do ramo e a indústria farmacêutica.

segunda-feira

#BlogNemComento - Livros mais vendidos na Estante Virtual

Graciliano Ramos - Vidas Secas
Machado de Assis - Dom Casmurro
Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia
Clarissa Pinkola Estés - Mulheres Que Correm Com os Lobos
Salomão - Cântico dos cânticos
Milan Kundera - A insustentável leveza do ser
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo
J. K. Rowling - Harry Potter e a Pedra Filosofal
J. D. Salinger - O Apanhador no Campo de Centeio
10ºGabriel García Márquez - Cem Anos de Solidão
11ºMarkus Zusak - A Menina Que Roubava Livros
12ºJ K Rowling - Harry Potter e a Pedra Filosofal
13ºAdolf Hitler - A Minha Luta Mein Kampf
14ºDyonelio Machado - Os Ratos
15ºValéria Piassa Polizzi - Depois Daquela Viagem
16ºEmily Brontë - O Morro dos Ventos Uivantes
17ºJosé Saramago - A Ensaio Sobre a Cegueira
18ºJ K Rowling - Harry Potter e a Camara Secreta
19ºJostein Gaarder - O Mundo de Sofia
20ºDale Carnegie - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas Novo 51ª Ed.
21ºVladimir Nabokov - Lolita
22ºEduardo Galeano - As Veias Abertas da América Latina
23ºJ K Rowling - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
24ºErnest Hemingway - Paris È uma Festa
25ºPaulo Freire - Pedagogia do Oprimido
26ºMachado de Assis - Memórias Postumas de Brás Cubas
27ºErnest Hemingway - O Velho e o Mar
28ºMário de Andrade - Macunaíma
29ºRobin Norwood - Mulheres Que Amam Demais
30ºDias Gomes - O Pagador de Promessas
31ºJ K Rowling - Harry Potter e as Relíquias da Morte
32ºJoão Guimarães Rosa - Primeiras Estórias
33ºOscar Wilde - O Retrato de Dorian Gray
34ºAllan Kardec - O Evangelho Segundo o Espiritismo
35ºWilliam P. Young - A Cabana
36ºClarice Lispector - A Hora da Estrela
37ºBetty Edwards - Desenhando Com o Lado Direito do Cérebro
38ºKarl Marx - Grundrisse
39ºMiguel Nicolelis - Muito Além Do Nosso Eu
40ºPedro Bandeira - A Droga da Obediência
41ºMaquiavel - O Príncipe
42ºRhonda Byrne - O Segredo
43ºFernando Sabino - O Menino no Espelho
44ºT. Harv Eker - Os Segredos da Mente Milionária
45ºMoacyr Scliar - As Pernas Curtas da Mentira
46ºAntonio Candido - Literatura e Sociedade
47ºUmberto Eco - O Nome da Rosa
48ºClaude Raffestin - Por uma Geografia do Poder
49ºEça de Queirós - A Cidade e as Serras
50ºJoão Guimarães Rosa - Grande Sertão Veredas
51ºJ K Rowling - Harry Potter e o Cálice de Fogo
52ºPedro Bandeira - Pântano de Sangue
53ºJ. K. Rowling - Os Contos de Beedle, o Bardo
54ºJulio Verne - Viagem ao Centro da Terra
55ºJudith Viorst - Perdas Necessarias
56ºNicholas Sparks - A Última Música
57ºPedro Bandeira - A Droga do Amor
58ºGraciliano Ramos - Infância
59ºMarilena Chaui - Convite a Filosofia
60ºJ K Rowling - Harry Potter e o Enígma do Príncipe
61ºSergio Buarque de Holanda - Raízes do Brasil
62ºJosé Saramago - As Intermitências da Morte
63ºAugusto Cury - O Futuro da Humanidade
64ºJ K Rowling - Harry Potter e a Ordem da Fênix
65ºMia Couto - O último Voo do Flamingo
66ºAluísio Azevedo - O Cortiço
67ºMary del Priore - Histórias íntimas
68ºA Sun Tzu - A Arte da Guerra
69ºMichel Foucault - História da Loucura
70ºClarice Lispector - Água Viva
71ºMalba Tahan - O homem que calculava
72ºMaurice Druon - O Menino do Dedo Verde
73ºCarlos Ruiz Zafón - A Sombra do Vento
74ºKhaled Hosseini - O Caçador de Pipas
75ºJose Saramago - Historia do Cerco de Lisboa
76ºJohn Boyne - O Menino do Pijama Listrado
77ºWalcyr Carrasco - O Mistério da Gruta
78ºManuel Antõnio de Almeida - Memórias de um Sargento de Milícias
79ºHomero - Odisséia
80ºHermann Hesse - Sidarta
81ºJoão Cabral de Melo Neto - Morte e Vida Severina
82ºHenri Lefebvre - O Direito à Cidade
83ºEdgar Morin - Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro
84ºBoris Fausto - História do Brasil
85ºParamahansa Yogananda - Autobiografia de Um Iogue
86ºStephen R. Covey - Os 7 Habitos das Pessoas Altamente Eficazes
87ºJoão Guimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas
88ºMax Weber - A Ética Protestante e o Espirito do Capitalismo
89ºJosé Saramago - O Evangelho Segundo Jesus Cristo
90ºFerdinand de Saussure - Curso de Linguística Geral
91ºFranz Kafka - O Processo
92ºMarian Keyes - Melancia
93ºElizabeth Gilbert - Comer, Rezar, Amar
94ºRichard Bach - Fernão Capelo Gaivota
95ºCaio Prado Júnior - Formação do Brasil Contemporâneo
96ºErich Von Daniken - Eram os Deuses Astronautas?
97ºJamie Sams - As Cartas do Caminho Sagrado
98ºJ. K. Rowling - Harry Potter e a Camara Secreta
99ºJosé Saramago - Caim
100ºDale Carnegie - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
101ºDan Brown - O Símbolo Perdido
102ºAllan Kardec - O Livro dos Médiuns
103ºByrne Rhonda - O Segredo
104ºJosé Lins do Rego - Menino de Engenho
105ºWilliam P Young - A Cabana
106ºMuriel Barbery - A Elegância do Ouriço
107ºJosé Carlos Libâneo - Didática
108ºDan Brown - Anjos e demônios
109ºJosé Paulo Netto - Introdução ao Estudo do Método Em Marx
110ºTaylor Caldwell - Médico de Homens e de Almas
111ºAgatha Christie - O Caso dos Dez Negrinhos
112ºJane Austen - Orgulho e Preconceito
113ºStephenie Meyer - Amanhecer
114ºErico Verissimo - Incidente Em Antares
115ºClarice Lispector - Laços de Família
116ºJonathan Swift - Viagens de Gulliver
117ºDan Brown - O Codigo da Vinci
118ºLeandro Narloch - Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil
119ºJoseph Conrad - O Coração das Trevas
120ºMary Shelley - Frankenstein
121ºGraciliano Ramos - São Bernardo
122ºJúlio Verne - Vinte Mil Léguas Submarinas
123ºErico Verissimo - Olhai os Lírios do Campo
124ºWilliam Faulkner - O Som e a Fúria
125ºAlbert Camus - O Estrangeiro
126ºGuy Debord - A Sociedade do Espetáculo
127ºMilton Hatoum - Dois Irmãos
128ºPedro Bandeira - A Marca de uma Lágrima
129ºAllan Kardec - O livro dos Espiritos
130ºTomás de Kempis - Imitação de Cristo
131ºElizabeth Gilbert - Comer Rezar Amar
132ºCaio Prado Junior - Historia Economica do Brasil
133ºGustave Flaubert - Madame Bovary
134ºMoacyr Scliar - O Mistério da Casa Verde
135ºFrancisco do e Santo Neto - As Dores da Alma
136ºJosé de Alencar - Iracema
137ºJames Joyce - Ulisses
138ºÉrico Veríssimo - Um Certo Capitão Rodrigo
139ºGeoffrey Blainey - Uma Breve História do Mundo
140ºIrvin D. Yalom - Quando Nietzsche Chorou
141ºAna Maria Machado - Amigos Secretos
142ºDogma e Ritual da Alta Magia - Eliphas Levi
143ºSara Gruen - Agua para Elefantes
144ºMikhail Bakhtin - Marxismo e Filosofia da Linguagem
145ºAlfredo Bosi - História Concisa da Literatura Brasileira
146ºNicholas Sparks - Um Amor para Recordar
147ºJoão Carlos Marinho - O Gênio do Crime
148ºWilson Teixeira e Outros - Decifrando a Terra
149ºMaria Jose Dupre - A Ilha Perdida
150ºMiguel de Cervantes - Dom Quixote
151ºVianna Moog - Bandeirantes e Pioneiros
152ºJose Mauro de Vasconcelos - O Meu Pé de Laranja Lima
153ºWilliam Shakespeare - Romeu e Julieta
154ºUmberto Eco - Como Se Faz uma Tese
155ºStieg Larsson - Os Homens Que Nao Amavam as Mulheres
156ºJoão Ubaldo Ribeiro - A Casa dos Budas Ditosos
157ºNuno Cobra - A Semente da Vitória
158ºWill Durant - A História da Filosofia
159ºMaurice Halbwachs - A Memória Coletiva
160ºLygia Fagundes Telles - As Meninas
161ºHermann Hesse - Demian
162ºSanto Agostinho - Confissoes
163ºCarl Sagan - Os Dragões do Éden
164ºPaulo Freire - Educação e mudança
165ºFriedrich Nietzsche - Genealogia da Moral
166ºHolanda Sérgio Buarque De - Raizes do Brasil
167ºRobert Louis Stevenson - A Ilha do Tesouro
168ºJosé de Alencar - Lucíola
169ºGraciliano Ramos - Angústia
170ºMarcelo Rubens Paiva - Feliz Ano Velho
171ºAna Beatriz Barbosa Silva - Mentes Inquietas
172ºÉmile Zola - Germinal
173ºItalo Calvino - As Cidades Invisiveis
174ºCelso Furtado - Formação Econômica do Brasil
175ºMarcelo Rossi - Ágape
176ºGustave Flaubert - Madame Bovary ( Edição 2010 )
177ºAntoine de Saint Exupéry - O Pequeno Príncipe
178ºFritjof Capra - O Tao da Fisica
179ºPedro Bandeira - O Mistério da Fábrica de Livros
180ºLuis Fernando Verissimo - Comédias para se ler na escola
181ºBernardinho - Transformando Suor Em Ouro
182ºAntoine de Saintexupéry - O Pequeno Principe
183ºSlavoj Zizek - Primeiro Como Tragédia, Depois Como Farsa
184ºBruno Bettelheim - A Psicanálise dos Contos de Fadas
185ºBruna Surfistinha - O Doce Veneno do Escorpião
186ºAriano Suassuna - Auto da Compadecida
187ºJames Joyce - Dublinenses
188ºDomingos Paschoal Cegalla - Novíssima Gramática da Língua Portuguesa
189ºHomero - Ilíada
190ºAnne Frank - O Diário de Anne Frank
191ºDaniel Defoe - Robinson Crusoe
192ºOthon M. Garcia - Comunicação Em Prosa Moderna
193ºEva Pierrakos - O Caminho da Autotransformação
194ºPlatão - A República
195ºPaulo Freire - A Importancia do Ato de Ler
196ºNapoleon Hill - A Lei do Triunfo
197ºMichel Foucault - Vigiar e Punir
198ºFranz Kafka - A Metamorfose
199ºClovis Tavares - Mediunidade dos Santos
200ºClarice Lispector - Perto do Coração Selvagem
201ºEdgar Allan Poe - Histórias Extraordinárias
202ºRay Bradbury - Fahrenheit 451
203ºMark Twain - O Principe e o Mendigo
204ºNádia Battella Gotlib - Teoria do Conto
205ºAristóteles - Arte retórica e arte poética
206ºMichel Foucault - Microfísica do Poder
207ºChico Buarque - Leite Derramado
208ºAlvin Toffler - A Terceira Onda
209ºJoão Guimarães Rosa - Manuelzão e Miguilim
210ºMikhail Bakhtin Volochinov - Marxismo e Filosofia da Linguagem
211ºThomas Mann - A Montanha Mágica
212ºItalo Calvino - Por Que Ler os Clássicos
213ºOscar Wilde - O Retrato de Dorian Gray ( Edição 2010 )
214ºJoão Guimarães Rosa - Sagarana
215ºDarcy Ribeiro - O Povo Brasileiro
216ºLourenço Prado - Alegria e Triunfo
217ºOswald De Andrade - Serafim Ponte Grande
218ºViolet Oaklander - Descobrindo Crianças
219ºRoland Barthes - Fragmentos de um Discurso Amoroso
220ºJean Piaget - Seis estudos de psicologia
221ºNicholas Sparks - Querido John
222ºCristina Cairo - Linguagem do Corpo
223ºRaymundo Faoro - Os Donos do Poder
224ºMonteiro Lobato - Negrinha
225ºGustavo Cerbasi - Casais Inteligentes Enriquecem Juntos
226ºFriedrich Nietzsche - A Gaia Ciência
227ºMaria Duenas - O Tempo Entre Costuras
228ºPierre Bourdieu - O Poder Simbólico
229ºCamilo Castelo Branco - Amor de Perdição
230ºFrancisco Cândido Xavier - Nosso Lar
231ºJ. K. Rowling - Harry Potter e o Enigma do Príncipe
232ºMonteiro Lobato - Emília no País da Gramática
233ºDante Alighieri - Divina Comédia
234ºPedro Bandeira - Anjo da Morte
235ºAlfredo Bosi - Dialética da Colonização
236ºJosé Saramago - A Caverna
237ºBarbara Ann Brennan - Maos de Luz
238ºWilliam Golding - O Senhor das Moscas
239ºAnthony Robbins - Poder sem Limites
240ºÉmile Durkheim - As Regras do Método Sociológico
241ºEça de Queirós - O Primo Basílio
242ºRubem Fonseca - Feliz Ano Novo
243ºSpencer Johnson - Quem Mexeu no Meu Queijo?
244ºDaniel Goleman - Inteligência Emocional
245ºRobert Fisher - O Cavaleiro Preso na Armadura
246ºNicolau Sevcenko - O Renascimento
247ºMichael J. Losier - A Lei da Atração o Segredo Colocado Em Prática
248ºgabriel garcia marquez - o amor nos tempos do colera
249ºRichard Dawkins - O Gene Egoista
250ºEuclides da Cunha - Os Sertões
251ºTruman Capote - A Sangue Frio
252ºLima Barreto - Triste fim de Policarpo Quaresma
253ºRainer Maria Rilke - Cartas a um Jovem Poeta
254ºNéstor García Canclini - Culturas Híbridas
255ºMachado de Assis - Helena
256ºJoseph Conrad - A Linha de Sombra
257ºHuberto Rohden - O Sermão da Montanha
258ºFriedrich Nietzsche - O anticristo
259ºVirginia M. Axline - Dibs: Em Busca de Si Mesmo
260ºFriedrich Nietzsche - Além do bem e do mal
261ºMaria Jose Dupre - A Montanha Encantada
262ºEnrique Vila Matas - Paris Nao Tem Fim
263ºAristóteles - Ética a Nicômaco
264ºBoyne John - O Menino do Pijama Listrado
265ºAntonio Gramsci - Os Intelectuais e a Organização da Cultura
266ºIstván Mészáros - A Educação para Além do Capital
267ºZiraldo - O Menino Maluquinho
268ºRoberto Lopes - O Livro da Bruxa
269ºMartin Buber - Eu e Tu
270ºEckhart Tolle - O Poder do Agora
271ºE. P Thompson - Miséria da Teoria
272ºAmit Goswami - A Física da Alma
273ºF. Scott Fitzgerald - O Grande Gatsby
274ºLeonard Mlodinow - O Andar do Bêbado
275ºMario Vargas Llosa - Travessuras da Menina Má
276ºAna Beatriz B. Silva - Mentes Inquietas
277ºJussara Hoffmann - Avaliação mediadora
278ºJosé Saramago - O conto da Ilha Desconhecida
279ºMário de Andrade - Amar, Verbo Intransitivo
280ºDeepak Chopra - Efeito Sombra
281ºAugusto Cury - O Semeador de Idéias
282ºJostein Gaarder - O Dia do Curinga
283ºJohn Powell - Por que tenho medo de lhe dizer quem sou?
284ºMario Vargas Llosa - Elogio da Madrasta
285ºRoy Wagner - A Invenção da Cultura
286ºJulio Verne - A Volta ao Mundo Em 80 Dias
287ºA Stendhal - O Vermelho e o Negro
288ºDeepak Chopra - As Sete Leis Espirituais do Sucesso
289ºSidney Sheldon - O Reverso da Medalha
290ºL. S. Vigotski - Pensamento e Linguagem
291ºJohn Gray - Homens São de Marte Mulheres São de Venus
292ºSidney Sheldon - A Outra Face
293ºJose Eduardo Agualusa - O Vendedor de Passados
294ºHermann Hesse - O Lobo da Estepe
295ºPadre Marcelo Rossi - Ágape
296ºRick Gallop - A Dieta do Índice Glicêmico
297ºJames Redfield - A Profecia Celestina
298ºAugusto Cury - Mulheres Inteligentes Relações Saudáveis
299ºItalo Calvino - O Cavaleiro Inexistente
300ºAna Cristina Massa - O Segredo do Colecionador
301ºStella Carr - Os Criminosos Vieram para o Chá
302ºErich Fromm - A Arte de Amar
303ºCaio Fernando Abreu - Morangos Mofados
304ºEleanor H. Porter - Pollyanna Moça
305ºHerbert Marcuse - Ideologia da Sociedade Industrial
306ºErving Goffman - Manicômios, Prisões e Conventos
307ºGilberto Freyre - Casa Grande e Senzala
308ºBruce H. Lipton - A Biologia da Crença
309ºJosé de Alencar - Senhora
310ºLucia Machado de Almeida - O Escaravelho do Diabo
311ºAnna Freud - O ego e os mecanismos de defesa
312ºPhilippe Aries - Historia Social da Crianca e da Familia
313ºValter Hugo Mãe - A Máquina de Fazer Espanhóis
314ºCatherine Ponder - Leis Dinamicas da Prosperidade
315ºAna Miranda - Boca do Inferno
316ºNicolau Maquiavel - O Príncipe
317ºJosé Saramago - A Jangada de Pedra
318ºMichael Ende - A História sem Fim
319ºPaul Singer - Introdução à Economia Solidária
320ºJames C. Hunter - O Monge e o Executivo
321ºLúcio Cardoso - Cronica da Casa Assassinada
322ºLaurentino Gomes - Novo
323ºEduardo Giannetti - O Valor do Amanhã
324ºGil Vicente - Auto da Barca do Inferno
325ºAdélia Prado - Bagagem
326ºAna Maria Machado - Menina Bonita do Laco de Fita
327ºStuart Hall - A identidade cultural na pósmodernidade
328ºRobert J. Dixson - Graded Exercises in English
329ºMarcia Kupstas - O Misterioso Baú do Vovô
330ºEça de Queiros - O Crime do Padre Amaro
331ºSamuel Murgel Branco - O Saci e a Reciclagem do Lixo
332ºPaul Hoffman - A Mão Esquerda de Deus
333ºClarice Lispector - Felicidade Clandestina
334ºAudrey Niffenegger - A Mulher do Viajante no Tempo
335ºDebbie Ford - O Lado Sombrio dos Buscadores da Luz
336ºDan Brown - Ponto de Impacto
337ºEmilia Ferreiro - Reflexões Sobre Alfabetização
338ºAustregésilo Carrano Bueno - Canto dos Malditos
339ºCarl Sagan - Contato
340ºIsabel Allende - A Casa dos Espíritos
341ºRaymond Murphy - Essential Grammar in Use With Answers
342ºF. Scott Fitzgerald - Suave é a noite
343ºWilliam Shakespeare - Sonho de uma Noite de Verão
344ºMichel Foucault - As Palavras e as Coisas
345ºÉrico Veríssimo - Ana Terra
346ºMichel Foucault - A Ordem do Discurso
347ºNelson Rodrigues - Vestido de Noiva
348ºAntonio Candido - Os Parceiros do Rio Bonito
349ºJacques Ranciere - A Partilha do Sensivel
350ºFiódor Dostoiévski - Crime e Castigo
351ºKrishna - Bhagavad Gita
352ºMario Vargas Llosa - A Guerra do Fim do Mundo
353ºSlavoj Zizek - Bem Vindo ao Deserto do Real
354ºJames C Hunter - O Monge e o Executivo
355ºAnthony Giddens - As Consequências da Modernidade
356ºSérsi Bardari - A Maldição do Tesouro do Faraó
357ºEvanildo Bechara - Moderna Gramática Portuguesa
358ºClarice Lispector - Uma Aprendizagem Ou o Livro dos Prazeres
359ºPatrícia Melo - O Matador
360ºPatrícia Delahaie - Amores Que nos Fazem Mal
361ºAna Maria Machado - Raul da Ferrugem Azul
362ºIstvan Meszaros - Para Além do Capital
363ºRhonda Byrne - The Secret O Segredo
364ºPierre Clastres - A Sociedade Contra o Estado
365ºEça de Queiroz - A Cidade e as Serras
366ºBoris Fausto - Historia Concisa do Brasil
367ºLuiz Roberto Dante - Didática da Resolução de Problemas de Matemática
368ºPablo Neruda - Canto Geral
369ºDeborah Ellis - A Outra Face
370ºKay Redfield Jamison - Uma Mente Inquieta
371ºCarlos Castaneda - Viagem a Ixtlan
372ºWerner Keller - E a Bíblia Tinha Razão...
373ºWilliam J. Stevenson - Estatística Aplicada à Administração
374ºPierre Levy - As Tecnologias da Inteligência
375ºUmberto Eco - Tratado Geral de Semiótica
376ºAriano Suassuna - Auto da Compadecida Série: Pocket Ouro
377ºAmy Chua - Grito de Guerra da Mãe Tigre
378ºRoque de Barros Laraia - Cultura um Conceito Antropológico
379ºNapoleão Mendes de Almeida - Gramática Metódica da Língua Portuguesa
380ºAlexandre Dumas - Os Três Mosqueteiros
381ºRick Riordan - Heroi Perdido Vol. 1
382ºAugusto Cury - Semanas Para Mudar Uma Vida
383ºDino Buzzati - O Deserto dos Tártaros
384ºDavid Viscott - A Linguagem dos Sentimentos
385ºLelis Espartel - Curso de Topografia
386ºArthur Schopenhauer - Como Vencer um Debate sem Precisar Ter Razão
387ºElisabeth Kubler Ross - Sobre a Morte e o Morrer
388ºPaul Gilroy - O Atlântico negro
389ºGilles Deleuze - Foucault
390ºFlorestan Fernandes - A Revolução Burguesa no Brasil
391ºArthur Schopenhauer - A Arte de Escrever
392ºAlain de Botton - As Consolações da Filosofia
393ºOrhan Pamuk - Meu Nome é Vermelho
394ºMikhail Bakhtin - Estetica da Criacao Verbal
395ºPierre Bourdieu - A Economia das Trocas Simbólicas
396ºFrancisco Candido Xavier - Paulo e Estevão
397ºCleófano Lopes de Oliveira - Flor do Lácio
398ºFriedrich Nietzsche - Ecce homo
399ºMartha Medeiros - Fora de Mim
400ºFernando Pessoa - Livro do Desassossego
401ºFernando Sabino - O Encontro Marcado
402ºFernando Sabino - O Grande Mentecapto
403ºDavid Harvey - Condição Pósmoderna
404ºOsman Lins - Avalovara
405ºCaio Fernando Abreu - Ovelhas negras
406ºJeff Kinney - Diário de um Banana 1
407ºIvan Jaf - Dona Casmurra e Seu Tigrão
408ºAmyr Klink - Cem Dias Entre Céu e Mar
409ºÁlvaro Cardoso Gomes - Por Mares Há Muito Navegados
410ºDermeval Saviani - Escola e Democracia
411ºFernando Dolabela - O Segredo de Luísa
412ºRoger Deldime Sonia Vermeulen - Desenvolvimento Psicologico da Criança
413ºJ. K. Rowling - Harry Potter e as Relíquias da Morte
414ºPaulo Amarante - Loucos pela vida
415ºLygia Bojunga Nunes - Angélica
416ºZelda Fitzgerald - Esta Valsa é Minha
417ºStephen W. Hawking - Uma Breve História do Tempo
418ºAngelo Machado - Neuroanatomia Funcional
419ºPico Della Miràndola - A Dignidade do Homem
420ºDaniel Gilbert - O Que nos Faz Felizes
421ºRicardo Antunes - Sentidos do Trabalho
422ºKarl Marx e Friedrich Engels - A ideologia Alemã
423ºRick Riordan - O Mar de Monstros
424ºEdward Gibbon - Declínio e Queda do Império Romano
425ºAlexander Lowen - Medo da Vida
426ºChalita e Padre Marcelo Rossi - Agape
427ºLettie Cowman - Mananciais no Deserto
428ºStéphane Hessel - Indignaivos!
429ºEmil Cioran - Breviário de Decomposição
430ºConstantin Stanislavski - A Preparação do Ator
431ºModris Eksteins - A Sagração da Primavera
432ºMilton Santos - A Natureza do Espaco
433ºCarlos Simões - Curso de Direito do Serviço Social
434ºJames Ellroy - Dália Negra
435ºVirginia Valli - Eu, Zuzu Angel, Procuro Meu Filho
436ºFrancisco Doratioto - Maldita Guerra
437ºSimone de Beauvoir - A Velhice
438ºRuth Rocha - O reizinho mandão
439ºZulmira Ribeiro Tavares - Jóias de Família
440ºGertrude Stein - A Autobiografia de Alice B. Toklas
441ºCaetano Veloso - Verdade Tropical
442ºCarlos Castaneda - Uma Estranha Realidade
443ºMarielouise Von Franz e J. Hillman - Tipologia de Jung A
444ºGilberto Martho - Pequenos Seres Vivos
445ºRick Riordan - A Piramide Vermelha
446ºHenry David Thoreau - Walden
447ºBaltasar Gracian - A Arte da Prudencia
448ºAnita Diamant - A Tenda Vermelha
449ºAntõnio Arnot Crespo - Estatística Facil
450ºEdward C. Whitmont - A Busca do Símbolo
451ºPeter Tompkins e Christopher Bird - A Vida Secreta das Plantas
452ºJosué Montello - Os Tambores de São Luís
453ºÁlvaro Cardoso Gomes - A Prima de um Amigo Meu
454ºViktor E. Frankl - Sede de Sentido
455ºPeter Richelieu - A Viagem de uma Alma
456ºChico Buarque - Chapeuzinho Amarelo
457ºRichard Simonetti - O Vaso de Porcelana
458ºItalo Calvino - O Visconde Partido ao Meio
459ºMassaud Moisés - A literatura brasileira através dos textos
460ºGustave Le Bon - As Opiniões e as Crenças
461ºHenry Miller - Tropico de Câncer
462ºHenri Charriére - Papillon
463ºCristovão Tezza - O Filho Eterno
464ºCharles Baudelaire - As Flores do Mal
465ºPaul Ekman - A Linguagem das Emoções
466ºPaul Ricceur - A Memoria, a Historia, o Esquecimento
467ºMark Twain - As Aventuras de Tom Sawyer
468ºGraça Proença - História da Arte
469ºBram Stoker - Drácula
470ºMary del Priore - Matar para Não Morrer
471ºMoshe Feldenkrais - Consciência pelo Movimento
472ºUmberto Eco - Viagem na Irrealidade Cotidiana
473ºIlana Casoy - A Prova é a Testemunha
474ºLeo Huberman - História da Riqueza do Homem
475ºDan Ariely - Previsivelmente Irracional
476ºJosé Saramago - Memorial do Convento
477ºImmanuel Kant - Crítica da Razão Pura
478ºClaude Levistrauss - Tristes Tropicos
479ºCipriano C. Luckesi - Avaliação da Aprendizagem Escolar
480ºRick Riordan - O último olimpiano
481ºFoucault Michell - Microfísica do Poder
482ºIrving I. Kosow - Máquinas Elétricas e Transformadores
483ºMaria Aparecida Ferreira de Aguiar - Psicologia Aplicada á Administração
484ºJ D Salinger - O Apanhador no Campo de Centeio
485ºLygia Fagundes Telles - Oito Contos de Amor
486ºNelson Werneck Sodré - História da Imprensa no Brasil
487ºJúlio Verne - Léguas Submarinas
488ºStephen Arroyo - Astrologia, Psicologia e os Quatro Elementos
489ºAugusto Cury - Nunca Desista de Seus Sonhos
490ºAlexis de Tocqueville - A Democracia na America
491ºMiguel Reale - Lições Preliminares de Direito
492ºPedro Bandeira - O Fantástico Mistério de Feiurinha
493ºHill Napoleon - Quem Pensa Enriquece
494ºFernanda Lopes de Almeida - A Fada que Tinha Idéias
495ºStieg Larsson - A Rainha do Castelo de Ar
496ºRuy Castro - O Anjo Pornográfico
497ºMartha Medeiros - Doidas e Santas
498ºVirginia Woolf - As Ondas
499ºHarlan Coben - Não conte a ninguém
500ºHéctor Abad - A Ausência Que Seremos