Pages

sexta-feira

#BlogNemComento - Uma Solenidade para Pernambuco e o Brasil


Hoje, 22 de agosto, o ex Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva recebeu das Universidades Públicas do Estado de Pernambuco – UPE, UFPE e UFRPE – o título de Doutor Honoris Causa em merecimento de todas as ações afirmativas para a inclusão das classes mais pobres a Educação e condições de vida melhor.

Poderia nesse artigo escrever algo extremamente imparcial, em terceira pessoa, nos ditames de alguns que ainda pregam a neutralidade nos textos, mas, não poderia deixar de me incluir numa História que, na qual, ajudei a construir e protagonizar junto ao Lula.

Vender estrelas do PT, camisas vermelhas e boinas até parece coisa de uma antiga geração que cresceu acreditando em um Brasil diferente. Nos Bairros, Municípios e Estados por esse Brasil a fora descobrir um sentimento, imaginário e uma identificação com uma única defesa: os trabalhadores. Cresci vendo algumas derrotas e nelas procurei ver o de melhor. Passei e vi um sentimento explodir no final dos anos 90, aqui em Recife, quando elegemos o operário João Paulo Lima e Silva para Prefeito da Cidade do Recife. Lula estava aqui.

Diante disso, sentíamos a certeza de uma possível vitória que chegaria em 2002. A nossa luta não tinha um fim na vitória, no entanto, só era o começo de toda a revolução democrática e educacional durante 8 anos de governo Lula. O PROUNI, REUNI, ENEM e outros foram um marco na história da educação brasileira. Alguns presidentes foram marcados por singulares conquistas, as leis trabalhistas com Vargas, Kubitschek e suas construções... Lula e a educação.

Sêneca, que foi um dos mais célebres pensadores do Império Romano, um dia disse que ‘se alguém não sabe a que porto chegar, para ele nenhum vento é favorável’ e pra quem sabe aonde chegar até os ventos contrários ajudam chegar.

Esse é o Lula. Sob judice da mãe, foi para em Santos, estudou contra os gostos do pai, se formou em torneiro mecânico, organizou a massa trabalhadora do Brasil, e assim, retribuiu com muito investimento aos que nunca foram lembrados, com mais de 214 escolas técnicas, expansão das Universidades, investimentos na pós-graduação, pré-sal e auto-estima.

E o povo retribui, Lula: com muito obrigado e esse humilde título de Doutor.

0 falações!: