Pages

sexta-feira

#BlogNemComento - Documentário "CONFLITO"



No mês de outubro de 2011 houve uma paralisação do trabalho no corte da cana da usina Bela Vista, interior de São Paulo. foram aproximadamente 400 trabalhadores que interromperam o trabalho. O protesto ocorreu em virtude das condições de trabalho, dos alojamentos e do transporte.

Os sindicalistas e os procuradores do trabalho foram convocados para intermediação do CONFLITO. Foram seis dias de paralisação. Os trabalhadores estavam irredutíveis na sua proposta: queriam ser demitidos.

Em uma conjuntura em que se luta pela manutenção do emprego estes trabalhadores reivindicavam a demissão, a interrupção do contrato de trabalho? Porque? Como? Para entender este pleito assista e discuta o documentário CONFLITO.

As imagens e as entrevistas produzidas na assembléia dos trabalhadores foram insuficientes para reconstruir os acontecimentos. As imagens gravadas nos celulares dos próprios trabalhadores foram fundamentais para a edição desde documentário. Assim, o documentário evidencia novas possibilidades de registro "em tempo real" de conflitos e movimentos sociais.

Ficha Técnica:

Direção e Roteiro: Beto Novaes.

Fotografia: Diego Riquelme

Edição e Finalização: Luiz. G. Castro

Realização: Projetos "Educação através das imagens" - UFRJ

Ano: 2012

0 falações!: