Pages

sexta-feira

Crise hondurenha pode levar à guerra civil, diz Chávez...


“O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, alertou nesta quinta-feira que a crise política de Honduras, desencadeada por um golpe de Estado, tende a agravar-se e poderá levar o país a uma guerra civil de alcance regional.

Líder de posição esquerdista, Chávez revelou durante uma curta visita à Bolívia que o presidente hondurenho, Manuel Zelaya, deposto por um golpe militar em 28 de junho, lhe disse estar decidido a regressar a seu país, mesmo sabendo que sua vida corre perigo.

"Peço a todos que voltemos a atenção para Honduras, porque lá está um povo neste mesmo instante combatendo e (há) um presidente que foi expulso, um presidente, com quem conversei ontem pelo telefone, que me disse: 'Hugo, não sei se vou morrer, mas eu vou a Honduras'", relatou o líder venezuelano.

Chávez advertiu que a situação de Honduras "tende a se complicar, está ficando mais tensa" quase três semanas depois da instauração de um governo presidido por Roberto Micheletti, que ainda não conseguiu consolidar-se no poder e enfrenta uma ampla rejeição internacional.

"Tomara que Deus não queira, mas isso pode terminar em guerra civil, que pode esparramar-se pela América Central, que já foi um vulcão até bem pouco tempo atrás, e as cinzas estão vivas por baixo da terra", afirmou Chávez, em um breve discurso depois do almoço oficial.”
Foto: Edgard Garrido, Reuters

Matéria Completa, ::Aqui::

0 falações!: