Pages

sexta-feira

Educação...

Suspensão da greve. CUT/PE constrói entendimento entre Sintepe e Governo

Sob a mediação da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) foi fechado o acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação e o Governo do Estado. Com habilidade política e, sobretudo, diálogo, o presidente da CUT-PE, Sérgio Goiana construiu o caminho que apontasse para a suspensão do movimento grevista que durou 25 dias. " Tivemos o sinal verde dos companheiros do Sintepe e dos representantes do Governo Eduardo Campos para ser o elo neste processo de negociação e finalmente a proposta de suspensão de greve foi aprovada em assembleia. A vitória é de todos que acreditam no entendimento e na democracia", afirmou.

Goiana lembrou que a Central encaminhou ofício ao governador Eduardo Campos, no último dia 21/07, em busca de intermediar uma negociação, para solucionar o impasse das greves de alguns setores do serviço público estadual. " A posição histórica da CUT é de total respeito à autonomia dos movimentos sociais, mas é também do exercício pleno da negociação, com o esgotamento de todas as possibilidades", assinalou.

Vale lembrar que, a decisão votada pela categoria teve como base o ofício enviado pelo Secretário Estadual de Administração, Paulo Câmara, no qual o governo se disponibilizou a negociar algumas reivindicações - entre elas as punições conferidas aos professores e a reformulação do Plano de cargos, Carreiras e Vencimentos - caso os docentes retomassem às atividades. Uma reunião ficou marcada para às 9h, desta sexta-feira, na sede da Secretaria de Administração, no bairro do Recife e deve contar com a presença do Secretário de Educação, Danilo Cabral.

A mediação é, sem dúvida alguma, uma alternativa na resolução de conflitos, que permite às partes se concentrarem nas soluções que atendam às suas reivindicações, desmontando situações de disputa, nas quais o impasse impediria qualquer tipo de entendimento. O diálogo sempre representou a maneira mais eficiente para mediar conflitos. É inegável que qualidade do diálogo pode gerar um campo fértil para a amplitude e para novas formas de atuação no processo de negociação.

Agora, o momento é de olhar pro futuro, continuar o diálogo, respeitar os espaços conquistados por cada um. Reivindicamos que a valorização profissional do trabalhador em educação seja o primeiro passo a ser dado pelo governo. Enfim, a democracia se faz com diálogo, participação e coerência. Que todos possamos nos entender mutuamente e construir uma sociedade mais justa, democrática e socialista.

Somos forte. Somos CUT

1 falações!:

Nilson Vellazquez disse...

O SINTEPE botou pra fuder!