Pages

segunda-feira

Espetacularização da babaquice...

Por exemplo, existe quadro mais ridículo do que aquele no qual um dos integrantes juntamente com duas mulheres em trajes sumários e insinuações sexuais constantes vão 'resgatar' um jovem acometido por impulsos etílicos em uma balada? Os componentes argumentam que prestam um serviço ao encaminhar o indivíduo completamente alcoolizado em segurança até sua residência, mas será que eles ainda não pensaram que, por trabalhar com adolescentes, o quadro acaba servindo de estímulo ao consumo de álcool uma vez que quantos garotos vão querer ser 'salvos' por duas gostosonas semi nuas e ainda terem um tempo para conversar em uma confortável limusine? É apenas uma questão de bom senso, que o programa perdeu há muito tempo pela falta de criatividade de seus produtores.
O pior são as 'coberturas' em festas de famosos, quando dois dos integrantes agem de forma grosseira, descabida, sem propósito humorístico nenhum e ofendem a todos - inclusive senhoras e senhores de idade, além de crianças inocentes à maioria das brincadeiras de forte tom sexual -, fazendo chacotas grosseiras de seus trajes, seus cabelos, suas características e limitações físicas, dentre outras coisas. E quem não tiver disposição para entrar no clima de piadas grosseiras da dupla, infelizmente, será perseguido e motivo de chacota em eventos futuros, sob o pretexto de falta de humildade. Não há mais perguntas inteligentes, insights interessantes; tudo o que essa dupla sabe fazer é atingir os 'entrevistados' com grosserias e chacotas. Para piorar, às vezes são acompanhados por uma jornalista sem nenhuma vocação para o humor que em trajes sumários se exibe para a câmera e os convidados.

Pergunte-me se o auditório do programa anda mais vazio ou se a audiência vem caindo e a resposta será, seguramente, não. Isso porque o público desse tipo de programa tem pouca predisposição à reflexão de seu conteúdo enquanto for interessante aparecer na televisão no Domingo a noite ou enquanto o artilheiro do seu time for interpretado em algum quadro do programa. Nesse caso, os 'deseducados' são os últimos a perceberem as mensagens que estão recebendo toda semana por meio de um conteúdo extremamente preconceituoso, estereotipado no culto ao corpo e no sexo, além da falta total de educação para com os idosos, especialmente. O humor não tem como objetivo a educação caseira de ninguém, mas também não deve também levar os jovens à idiotização e à falta completa de educação.
Artur Salles Lisboa de Oliveira.

0 falações!: