Pages

sábado

Lembranças do Movimento Canavial...




Esse texto foi feito no ano passado logo após à derrota nas urnas do MOVIMENTO CANAVIAL...

Venho somar minha esperança à esperança de todos neste dia de congraçamento.

Permitam que, antes do Presidente, fale aqui o estudante que fez da esperança uma obsessão, como tantos estudantes.

Pertenço a uma geração que cresceu embalada em um Brasil democrático, desenvolvido, livre e justo. Vem de longe a chama deste sonho. Vem dos heróis que esqueceram. Vem dos abolicionistas. Vem dos revoltosos da revolução dos PADRES.

Para os estudantes que jogavam, como eu, todo o seu entusiasmo nessas lutas, PARTIDO E UJS eram o bilhete de passagem para o mundo moderno. Asseguravam um lugar para o Brasil no carro do progresso social, que acelerava e ameaçava nos deixar na poeira.

Por algum tempo, na Presidência ALINE e GABI, o futuro nos pareceu estar perto. Havia desenvolvimento. O CAHIS andava rapidamente. Nossa democracia funcionava, apesar dos sobressaltos. E havia perspectivas de melhoria estudantil.

Mas a História dá voltas que nos confundem.

Os "ano dourado" de ALINE e GABI terminaram com tensões políticas em alta.
Vieram então os dias sombrios, que primeiro trouxeram de volta o medo da derrota. Trouxeram progresso, mas para poucos. E depois nem isso, mas somente o legado - este sim, para todos.

Assim eu vi estudantes, sonhando e lutando para divisar o dia em que o desenvolvimento, liberdade e justiça - justiça, liberdade e desenvolvimento - andariam e concretizariam o CAHIS com o MOVIMENTO CANAVIAL.

Eu nunca duvidei que esse dia chegaria.

Mas nunca pensei que ele pudesse me encontrar na posição que estou hoje, escolhido pela minoria dos meus conestudantes para liberar a caminhada rumo ao CAHIS dos nossos sonhos.
Sem arrogância, mas com absoluta convicção, eu digo: este MOVIMENTO CANAVIAL vai mudar a vida nazarena dos estudantes da FFPNM.

Não por minha causa, mas por causa de todos nós. Não só por causa dos nossos sonhos - pela nossa imensa vontade de ver o CAHIS dar certo e livre de qualquer dominação do D.A. e D.C.E..
Pacificamente, com tranqüilidade, apesar das mágoas e cicatrizes que ficam em uma eleição “manobrada”, que possamos virar a página do autoritarismo que, com nomes e formas diferentes, que são estes:

Eu, Ivaldo, Aline, Sergio, Priscilla, João Paulo, Leila, Emília, Marcos, Jonas, Cleber, Alex, Gabi, Rafa e Flaviany. Obrigado a todos, por definirem uma posição coerente e acreditar em um trabalho, de fato, justo e DIGNO para os estudantes.

Muito Obrigado.

3 falações!:

Aline disse...

Eu deveria ter lido esse texto há um ano. Provavelmente, Filho, se eu tivesse visto em você um sonhador junto comigo, não teria desistido de sonhar e não teria ficado só de longe, à espreita, esperando "vê no que ia dar" um grupo que se propunha a fazer mel amargo, como se isso fosse possível.
Há um ano eu achava que tinha sido injustiçada com tantas acusações sem fundamento e com tanto abandono nos dias mais árduos de trabalho.
Agora, só agora, eu entendo, que é preciso ter maturidade para sonhar tão alto.
Construção. Essa gestão me fez crescer muito, mas também tirou de mim muitas esperanças.
Senti ela se renovar com cada palavra tua e ela está ganhando novos espaços... "além dos muros"
eu é que agradeço!

te amo.

Jéssika . disse...

estamos juntos no "além dos muros", pq "além dos muros" em nazaré, está o canavial, CONSTRUINDO SEMPRE!

teamo.

Michel Chaves disse...

Eu não poderia deixar de relembrar o saudoso "Movimento Canavial". Tal movimento, criado nas entranhas do "construção" surgiu de um desejo de um sonhador aí.

Sonhador este que sonha até hoje.

Idealista?

Sei lá. Sonho. Penso. Quero ir além pq além daqueles muros está o canavial que esquecemos. Que a coivara levou.

Conseguimos, em meio de cinzas, ressurgir. Com mais força. Com mais gana. Com mais unidade.

Obrigado ao construção. Por ter me recebido de braços abertos. Por ter me adotado. Por ser tão querido.

Obrigado.