Pages

terça-feira

Terceirização é pauta da V Marcha

O combate à terceirização é um dos temas centrais da 5ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, que ganha a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta quarta-feira (3), reunindo milhares de trabalhadores de Norte a Sul do país. Pela importância do tema, o Portal do Mundo do Trabalho publica abaixo a íntegra de um artigo da secretária nacional de Organização da CUT, Denise Motta Dau, a respeito das ações unificadas em defesa do resgate e fortalecimento do papel social do trabalho.

A dirigente cutista denuncia que está em curso uma "ação orquestrada em sintonia com as propostas de projetos de lei dos empregadores em tramitação no Congresso Nacional, que visam uma reforma trabalhista a fórceps". "Não é à toa que nenhuma das cinco premissas para oa regulamentação apresentadas pelos trabalhadores foi incorporada, ou seja, o direito à informação e negociação prévia com os sindicatos dos trabalhadores; proibição da terceirização na atividade-fim; responsabilidade solidária da empresa contratante pelos direitos trabalhistas e previdenciários; igualdade de direitos e de condições de trabalho e penalização das empresas infratoras", esclarece Denise.

"CUT diz não às tentativas de oficialização da precarização do trabalho!" - O Ministério do Trabalho e Emprego perdeu uma oportunidade histórica de resgatar e de fortalecer o papel social do trabalho, frente ao verdadeiro salve-se quem puder que se estabeleceu no mercado de trabalho brasileiro, desde meados da década de 1990, em que a ampliação descontrolada dos processos de terceirização teve um grande peso.

Fonte: CUT.

0 falações!: