Pages

terça-feira

Nós...

"Esse segredo deve ficar entre mim e você" – é esta a forma recomendada na língua culta: pronome oblíquo depois de preposição. Nas regiões em que o pronome usual é "tu", o correto formal é entre mim e ti. Mas na linguagem popular é comum e aceitável a frase "isso fica entre você e eu".

Essa rejeição ao ‘mim’ só se dá com a preposição ‘entre’. Com as demais preposições o uso desse pronome é natural: a mim, até mim, contra mim, de mim, em mim, para mim, por mim, sem mim etc. O caso da preposição com é peculiar, pois ela se amalgama com o pronome oblíquo, à exceção da 3ª pessoa: comigo, contigo, com ele/ela, conosco, convosco, com eles. Registre-se, porém, que se usa "com nós" quando aparece um elemento especificador depois do pronome: "Ele falou com nós todos, discutiu com nós três.

Sair de mim... Ir até você... Nos tornamos nós.

2 falações!:

Jéssika . disse...

falta do que fazer é uma coisa séria

Anônimo disse...

perfeito!

=*