Pages

sábado

Calourada de Medicina e alguns debates.

No cartaz, uma ruiva sexy de vestido curtinho, decotão e seringa na boca provoca: "A primeira a gente nunca esquece, mas a segunda é ainda melhor". Com curvas generosas e uma boa pitada de malícia, ela convida para uma festa. A ruiva está vestida de enfermeira. A comemoração é a calourada do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), marcada para o sábado 28. Os alunos de enfermagem - 90% mulheres - consideraram os cartazes preconceituosos com a profissão e com o sexo feminino. E o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) já avisou: irá ingressar com ação na Justiça por danos morais contra os organizadores do evento. A polêmica foi tão grande que os donos da festa, os alunos de medicina do 2º período, cancelaram a calourada. Antes do anúncio do cancelamento, o evento já havia sido suspenso por determinação da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmios da UFPE. A Reitoria suspendeu, inclusive, todas as demais calouradas até que sejam definidas normas para realização de tais eventos.


Nos corredores do prédio de enfermagem os alunos não escondem a indignação e afirmam que a propaganda macula a imagem dos profissionais da área Foto: Fellipe Castro/Esp. Aqui PE/D.A Press
Nessa confusão, a turma de medicina do 2º período está isolada. Nem o coordenador do curso defende a atitude dos futuros médicos. "O cartaz é de muito mau gosto e não reflete a posição da coordenação do curso, dos professores, nem da maior parte dos alunos. É uma coisa individualizada, de uma mediocridade e uma banalidade de tal ordem que não deveria nem ter repercussão", disparou Oscar Coutinho. E continuou: "Isso foge completamente à ideia de multiprofissionalidade, no sentido de juntar as profissões na assistência à saúde".

A posição do Coren-PE segue a mesma linha. Em um ofício encaminhado ontem ao reitor da UFPE, Amaro Lins, o conselho se posiciona: "os referidos cartazes nada têm a ver com o formando em medicina e se utilizam da figura de uma enfermeira, em dizeres de duplo sentido e em trajes menores, num desrespeito sem tamanho à nobre categoria profissional", diz o texto assinado pelo procurador geral do Coren-PE, Paulo Azevedo. O documento reforça, ainda, que a imagem "macula" os profissionaisda enfermagem como um todo e pede que sejam tomadas medidas para que o evento tenha outra conotação. O ofício foi encaminhado a pedido da presidente do conselho, Célia Arribas.

A confusão chegou aos ouvidos da pró-reitora para Assuntos Acadêmicos da UFPE, Ana Cabral, na última quinta-feira, após reunião realizada na Câmara de Graduação dos cursos de saúde, na terça. Ana informou que encaminhou ontem um ofício ao Diretório Acadêmico de medicina solicitando que o material de divulgação fosse recolhido.

Segundo alunas de enfermagem, dois cartazes estavam circulando na universidade e na internet. Em e-mail encaminhado ao Diario, uma estudante diz que a seringa na boca da enfermeira é uma imagem fálica. No Orkut, outra aluna reclama: "não se pode mais ter essa imagem da profissão. São 87 anos de enfermagem como curso superior no Brasil e 60 anos na UFPE. Já se passou tempo suficiente para que a enfermagem receba o devido reconhecimento", escreveu Hítala Evinlyn. Nos corredores do prédio de enfermagem as alunas estavam indignadas. "Não queremos confronto com os alunos de medicina. Estamos desconfortáveis com a atitude de um grupo", disse a tesoureira do Diretório Acadêmico de Enfermagem, Rutheanne Melo de Siqueira, 22 anos. "Esse posicionamento é um desrespeito à categoria e à mulher. Eles deveriam conhecer a história da enfermagem antes de vulgarizar a nossa imagem ", disse Amanda Tabosa, 21 anos, 6º período. A presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco, Olímpia
Domingues, orientou os alunos a denunciar o caso aos órgãos nacionais de enfermagem.

Fonte: Diario de Pernambuco

7 falações!:

Unknown disse...

Não gostei da forma como esta matéria foi colocada, não se trata de luta de classes, até por que fazemos parte de uma equipe multiprofissional!
O que está em questão é a forma com que veicularam o anúncio deste evento ligando a enfermagem a uma figura vulgarizada, isso sim é inadmissível!
Contudo não gostaria de ver a mídia jogando lenha na fogueira, nada temos contra os médicos e nem contra os acadêmicos de medicina, apenas queremos que seja retratada a atitude infeliz de um pequeno grupo que não representa a totalidade da categoria!

Michel Chaves disse...

Dinho,

É uma verdade.

Mesmo que da parte de vocês - enfemeir@s - não tenha nenhuma luta contra os médicos, os próprios têm na prática uma percepção diferente.

Ato médico é uma violência extremamente simbólica contra vocês.

Enfim, nada contra os médicos e enfermeiros, só retratei a matéria.

Continue visitando o blog.

Abração

Carol Borba disse...

Olá Michel!
Olha, realmente você replicou a notícia (só esqueceu de dar o crédito ao Diario de Pernambuco). Outra coisa, eu acho que o Dinho não gostou da insinuação do seu título (que não é o original da matéria publicada no Diario). Então fica a dica. ok!

Atenciosamente,
Carolina Borba

Michel Chaves disse...

Carolina Borba,

Claro, você está certíssima.

Recebi a matéria pelo email e não tinha título e nem a fonte.

Mas, colocarei sem nenhum constrangimento.

Valeu.

Abraços.

Kelevra disse...

Nao sao inocentes, sao soh idiotas; 18 e 19 anos sem nenhuma guia e sem nenhuma responsabilidade; O reitor recriminou, mas a propria representante do conselho de enfermagem nao viu nenhuma ma fe e reconhece que essa imagem vem da cultura de uma sociedade, pq n sao soh medicos que tem essa visao;
- Video propagadado na MTV, primeiro lugar do top 10 por 2 meses em 1999 http://www.youtube.com/watch?v=K7l5ZeVVoCA&feature=search
- desenho animado criado e dirigido por steven spielperg, famoso na geracao atual
http://www.youtube.com/watch?v=SpS3eFqhxSQ&feature=search

Eh muito facil reclamar da falta de etica de alunos de primeiro periodo; me pergunto pq 6 meses de aula de bioqumica vai mudar a visao de etica de alguem. Me pergunto tb que tipo de ignorante acha q passar no vestibular qualificaria esses alunos para serem qualquer coisa mais do que alunos dos outros cursos.

E outro ponto que vale ser ressaltado; pq sera que nao houve qualquer tentativa de contato com a turma por parte das turmas de enfermagem? pq foram direto a imprensa? pq gerar polemica sem no minimo confrontar os culpados? quer dizer que a imbecilidade dos "futuros medicos" justifica um circo de midia? Se a questao eh o insulto e a falta de etica, podia ter havido um contato minimo ou um aviso; quando a turma foi avisada da gafe imediatamente pediu desculpas e cancelou a calourada, sem nenhum questionamento, muito antes de saber que ja havia uma cilada preparada.

Falando em culpados, alguem jah viu o quao piores foram os posteres de algumas calouradas anteriores de enfermagem da UFPE? Houve mais de 1 briga entre as duas faculdades pelo absurdo de uma turma estar propagando uma imagem tao preconceituosa da propria classe. Quando o erro eh dos "mauricinhos de medicina", que sao alunos iguais aos de enfermagem, aiw tem q chamar a imprensa.

Curso segundo periodo de enfermagem em outra faculdade, e, apesar de combater essa imagem ignorante e retrograda que se tem da minha profissao ( jah fui chamado de frustrado e homosexual por minha escolha de curso,) sei que ninguem da minha turma e na minha universidade teria uma atitude tao covarde e sensacionalista quanto as turmas da UFPE. Otimo exemplo de coleguismo, esse dado por vcs: realizar uma caca as bruxas por um erro que vcs proprios jah cometeram em calouradas anteriores. As turmas da UFPE merecem o estigma de futuros profissionais frustrados.

Thay disse...

Chase,
concordo que a mídia fez sensasionalismo diante do fato ocorrido, afinal eles querem vender a notícia. Contudo, discordo plenamente de você quando tenta expor os alunos de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, tentando mudar o foco e denegrir a imagem dos profissionais oriundos da UFPE. Não sei que faculdade privada você cursa, mas nós da UFPE somos críticos e temos voz. Acredito que faltou ética no seu comentário, que tentou separar a classe dos estudantes de enfermagem pela Universidade a qual cursa. Estamos juntos, futuros enfermeiros e temos o mesmo objetivo: fazermos o nosso trabalho com ética e dignidade, e obviamente termos o respeito devido. Poucas pessoas conhecem a história da nossa profissão, porém acredito que o caminho para mudar toda essa visão preconceituosa (o que não é "privilégio" da nossa profissão)é árduo e longo.Pois só o nosso exemplo, nosso comportamento e profissionalismo poderá mudar. Não adianta gritar, não adianta procurar culpados, nossas atitudes como enfermeiro e união da classe é que mudará essa visão. Uma dica, você está sendo também preconceituoso, cuidado com as palavras!

Thay disse...

Sim... Meu nome é Thayane e sou estudante de Enfermagem UFPE