Pages

terça-feira

Dilma e Lula em Pernambuco...



Brasília
- A agenda eleitoral da campanha da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está sintonizada com os compromissos oficiais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nas próximas três semanas, os comícios de campanha reservados para sexta ou sábado ocorrerão em locais próximos do cenário presidencial. A segunda participação de Lula na campanha está marcada para sexta-feira aqui em Pernambuco, o estado escolhido para Dilma fazer seu primeiro ato público como candidata no Nordeste. Os dois visitarão, ao lado do governador Eduardo Campos (PSB), candidato à reeleição, o Festival de Inverno, em Garanhuns, a 250 km da Recife. A festa costuma reunir entre 50 mil e 100 mil pessoas.

A coordenação da campanha havia cogitado fazer um comício na capital, mas diante do tempo escasso, diminuíram as chances de isso ocorrer. Lula começa a visita a Pernambuco por Caetés, cidade natal do presidente. Por volta das 15h30, ele faz o lançamento nacional do programa Um computadorpor aluno, do Ministério da Educação. Depois, segue para Garanhuns, para participar do Festival de Inverno.

Antes da visita a Pernambuco, Lula passa dois dias na Bahia em agendas entre Salvador e Feira de Santana. Na capital, ele deverá ter um ato eleitoral com o governador Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição. O Palácio do Planalto anuncia a visita a Caetés e Garanhuns como agenda oficial.

A mesma lógica deverá se repetir nas semanas seguintes. Estão previstos comícios de Lula com Dilma em Curitiba, em 30 ou 31 de julho, e em Belo Horizonte, no início de agosto. Mesmo não fechado ainda, o presidente viaja usando a máquina e a trupe governamental para um local próximo e depois se junta à sua candidata para uma ato de campanha. Afinal, ele já disse que não vai se furtar de pedir votos para Dilma sempre que puder.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse não haver nenhuma ilegalidade no cruzamento de agendas. "Não tem nenhum problema", afirmou o petista. O deputado Maurício Rands (PT-PE) disse que Dilma escolheu Pernambuco para fazer sua estreia no Nordeste graças ao alto índice de popularidade que Lula tem no estado, que é o sexto maior colégio eleitoral do país, com 6,2 milhões de votos.

A escolha de Recife deve-se também, segundo Rands, à participação de prefeitos de partidos da oposição que apoiam o novo mandato de Eduardo Campos e Dilma. Essa estratégia de cooptação de prefeitos para a campanha petista tem se repetido em todos os estados. Em Minas, onde a candidata estará hoje, foi formado um comitê suprapartidário de apoio à sua empreitada. Dilma fará uma caminhada no centro de Uberlândia nesta manhã e depois segue para Montes Claros, onde está prevista reunião com lideranças locais e também um ato eleitoral de rua.

DP.

0 falações!: