Pages

terça-feira

Dilma mantém liderança sobre Serra em Pernambuco...


Veja como são as coisas.No ano passado, no mesmo mês de julho, José Serra estava com mais de 30 pontos à frente de Dilma.Lamentável é ainda existir tantos pernammbucanos eleitores do vampiro.

A exemplo do levantamento anterior, a petista continua com a preferência do eleitorado em todas as regiões

A nova rodada da pesquisa realizada pelo instituto Exatta, com exclusividade para o Diario de Pernambuco, mostra uma leve ampliação da vantagem de Dilma Rousseff (PT) sobre o adversário José Serra (PSDB) na preferência do eleitorado em Pernambuco, com 53% e 25%, respectivamente. No levantamento anterior, realizado no dia 6 de junho, a candidata petista à Presidência tinha 50% contra 24% do tucano.

Os dois pontos adicionais conquistados pela candidata do PT não superam a margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 16 de julho. Ao todo foram entrevistadas 2002 pessoas em todo o estado. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 19.182/2010.

Na prática, além de Dilma, os demais candidatos também cresceram muito pouco na preferência do eleitorado. José Serra passou de 24% para 25% das intenções de voto, enquanto Marina Silva (PV) migrou de 3% para 4%. A evolução tímida dos três principais postulantes a presidente coincide com a diminuição do número de eleitores em Pernambuco que pretendem votar em branco/nulo e daqueles que não souberam ou não opinaram nomes. Na primeira pesquisa, os dois grupos representavam 21% dos entrevistados, caindo para 17% no último levantamento.

A exemplo do levantamento anterior, Dilma Rousseff continua liderando nas seis regiões do estado, além de vencer em todas as faixas de renda, classe social, gênero e instrução. A petista cresceu em cinco das seis áreas delimitadas no levantamento. A queda aconteceu apenas no Sertão do São Francisco, onde a candidata tinha 69% e agora registra 61% das intenções.

José Serra obteve 27% das 366 pessoas entrevistadas no Recife, contra 50% de Dilma e 7% de Marina. O pior índice do tucano foi registrado no Sertão Pernambucano, onde obteve a preferência de 16% dos 228 entrevistados, contra 67% da petista. A região engloba as cidades sertanejas do Sertão do Moxotó, do Araripe e Sertão Central.

Na Região Metropolitana do Recife, a petista e o tucano cresceram dois pontos (47% e 28%, respectivamente), enquanto Marina registrou alta de um ponto, chegando a 5%. No Agreste, Serra foi único a oscilar negativamente, passando de 27% para 26%. A região foi visitada pelo candidato tucano na última sexta-feira, um dia depois de encerrada a pesquisa na região.

Os dados que mostram Dilma com pouco mais que o dobro dos votos de Serra são da pesquisa "estimulada" - aquela em que o entrevistador mostra um cartão com os nomes de todos os candidatos durante a consulta. Na "espontânea", quando o entrevistado tem que dizer o seu candidato de memória, Dilma tem 20%; Serra 9% e Marina 1%.

O desempenho da candidata apoiada pelo presidente Lula não piorou na Zona da Mata, onde estão as cidades castigadas pelas últimas enchentes em Pernambuco. Pelo contrário. No primeiro levantamento realizado no início de junho (portanto, antes da tragédia), a candidata do PT tinha 55% das intenções, e agora aparece com 58%. José Serra e Marina Silva não oscilaram naquela região, permanecendo com 23% e 3%, respectivamente.

Além dos três principais nomes da disputa, os outros seis candidatos a presidente citados na pesquisa anterior ainda não saíram do 0%. São eles: Zé Maria (PSTU), Ivan Pinheiro (PCB), José Maria Eymael (PSDC), Plínio Sampaio (Psol), Rui Pimenta (PCO) e Levy Fidelix (PRTB).

DP.

0 falações!: