Pages

domingo

#11Dias - Para Lula, política social e crescimento justificam aprovação


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atribui à "combinação do desenvolvimento com as políticas sociais" a popularidade recorde com que chega ao final de oito anos de governo.

Pesquisa Datafolha publicada hoje revela que o petista registra a melhor marca na série histórica do instituto. Para 83% dos entrevistados, fez uma gestão ótima ou boa.

Na opinião de 13%, foi um governo regular. Apenas 4% o consideram ruim ou péssimo.

De acordo com a pesquisa, 19% julgam que o governo Lula teve melhor desempenho no combate à fome e à miséria. "A questão social é a minha cara. É a cara da minha vida política, é a cara da minha origem política, é a cara de tudo do que eu participei", disse à Folha.

Na visão de 13%, a economia foi a segunda área de melhor desempenho do petista. A geração de empregos veio em seguida, citada por 10%.

Para Lula, a explicação para essa boa avaliação é "pouco ressaltada no Brasil", que é a "geração de empregos".

Diz que o país vive uma fase com índice de desemprego baixo, de "quase pleno emprego". Fala que, nos seus dois mandatos, o país gerou 15 milhões de empregos.

O Datafolha mostrou que a saúde é a área de pior desempenho do atual governo.

Para Lula, o motivo disso foi a derrubada, pela oposição, da CPMF, o antigo imposto do cheque, tributo que era destinado à saúde.

"Numa fatídica noite, os tucanos e o DEM, de ódio e de raiva, me tiraram, em quatro anos, R$ 150 bilhões da saúde", afirma o presidente Lula, ao comentar votação no Senado que derrubou a CPMF, em 2007.

Segundo o presidente, essa verba seria arrecadada pela contribuição em quatro anos e destinada ao "PAC [Plano de Aceleração do Crescimento] da Saúde", projeto que não saiu do papel.

Em relação à opinião de 6% dos que consideraram a corrupção a área em que seu governo foi pior, Lula afirma: "Grande parte das denúncias contra o governo é feita pelo próprio governo".

Citou a CGU (Controladoria-Geral da União) como exemplo de órgão que faz investigações que atingem o próprio Executivo federal.

"Se você somar todos os presidentes da República, ninguém investigou o tanto que nós investigamos. Nós prendemos policiais federais, prendemos mais de 1.500 servidores públicos. Tenho dito publicamente. Só existe um jeito de você não ser molestado. É você andar na linha." (KENNEDY ALENCAR)

0 falações!: