Pages

quinta-feira

#NemComento - Maciel anuncia ida à solenidade de lançamento da pedra fundamental da nova sede da UNE



O senador Marco Maciel (DEM-PE) anunciou que foi convidado pelo presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, para participar da solenidade de lançamento da pedra fundamental da nova sede da entidade no Rio de Janeiro. Maciel lembrou que a antiga sede foi invadida, incendiada e demolida.

- Minha relação com o movimento estudantil remonta ao período em que fui eleito e reeleito presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco e presidente da UNE de Pernambuco (1962-1963), onde, de certa forma, dei início à minha vida pública com a indicação, em 1964, para o cargo de secretário assistente do Governo de Pernambuco - contou.

Maciel disse que quando ocupou o cargo de ministro da Educação, indicado pelo presidente Tancredo Neves e referendado pelo presidente José Sarney, propôs com a Lei 7.395/85 o restabelecimento da UNE e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), ambas então na clandestinidade. Após longa demanda judicial, o antigo terreno da sede foi devolvido à UNE, que assumiu a propriedade em fevereiro de 2007.

- O destino mais uma vez me vinculou ao movimento estudantil. Especificamente à UNE, quando fui designado relator do projeto de lei 19/10 que "reconhece a responsabilidade do Estado Brasileiro pela destruição, no ano de 1964, da sede da UNE, localizada no município do Rio de Janeiro e dá outras providências" - recordou.

O senador disse que esse projeto resultou na Lei 12.260/10, que alocou crédito especial no valor de R$ 30 milhões como indenização à UNE pela destruição de sua sede e vai permitir sua reconstrução. Maciel acrescentou que o projeto arquitetônico da nova sede da UNE é de Oscar Niemeyer.

0 falações!: