Pages

quinta-feira

34 anos da morte de Mao Tse-Tung.


Fundou a República Popular da China em 1949. Ele também foi um dos fundadores do Partido Comunista Chinês em 1921, e é considerado, junto com Karl Marx e Lênin, como um dos três grandes teóricos do comunismo marxista.

Mao Tse-tung nasceu de família de camponeses em Shao-shan, província de Hunan. Era uma criança que trabalhava nos campos e frequentava uma escola primária local, onde estudou os clássicos confucianos tradicionais. Ele vivia freqüentemente em conflito com seu rigoroso pai, que Mao aprendeu a enfrentar com sucesso - com o apoio de sua gentil mãe; eram devotamente budistas.

Em 1918 Mao se formou a partir da primeira Escola Normal de Hunan e foi para Pequim, a capital do país, onde trabalhou brevemente como assistente da biblioteca da Universidade de Pequim. Mao não tinha fundos para apoiar um estatuto de estudante regular e, ao contrário de muitos de seus colegas, não dominava nenhuma língua estrangeira e não foi para o estrangeiro estudar.

Pode ser em parte devido à sua relativa pobreza, durante seus anos de estudante, que nunca se identificou totalmente com os intelectuais cosmopolitas burgueses, que dominavam a vida universitária chinesa.

Em 1920, casou-se com Yang Mao-hui K'ai, a filha de um de seus professores. Yang K'ai-hui foi executado pelos nacionalistas chinesas em 1930. Nesse ano, casou-se com Mao Tsé Ho-chen, que o acompanhou na Longa Marcha.

Quando o Partido Comunista Chinês (PCC) foi organizado em Xangai, em 1921, Mao foi um membro fundador e líder do ramo de Hunan. Mao trabalhou na frente unida, em Xangai, Hunan e Cantão, concentrando-se sempre na organização do trabalho, na organização do partido, na propaganda, e no Movimento Camponês.Em 1927 no "Relatório sobre o Movimento Camponês em Hunan", expressou a sua visão do potencial revolucionário dos camponeses - embora essa visão ainda não tenha sido formulada de uma forma adequada por Marx.

Chiang Kai-Shek, que ganhou o controle do Kuomintang após a morte de Sun Yat-sen, reverteu a política de partido da cooperação com os comunistas. No ano seguinte, quando ele tinha o controle dos exércitos nacionalistas, bem como o governo nacionalista, Chiang, expurgou todos os comunistas do movimento. Como resultado, o presidente foi forçado a fugir para o campo, nas montanhas do sul da China onde estabeleceu com Chu a base rural defendida por um exército de guerrilha.


Fonte: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/34-anos-da-morte-de-mao-tse-tung?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

0 falações!: