Pages

terça-feira

Provável diferença de 36 pontos pró-Dilma.

Há tempos, nosso Gunter Zibell tem se revelado o melhor analista de pesquisas eleitorais da mídia, despertando admiração mesmo entre os maiores especialistas, como Ricardo Guedes, do Instituto Sensus.

Hoje, no comentário publicado, ele traz uma informação preciosa para entender os rumos do tracking do Vox Populi. Os dados apresentados diariamente referem-se à média dos quatro dias anteriores. Quando ocorrem alterações (como a queda de Serra e alta de Dilma) a média tende a amenizar o ritmo das mudanças.

Suponha que eu esteja no 10 degrau de uma escada e suba mais 4 degraus. Quando estiver no 14o degrau, a média dos últimos quatro degraus me mostrará ainda no 12o. Ou seja, na ponta o resultado é muito mais expressivo do que pela média.

Levando em conta isso, cometi algumas simulações em torno dos resultados divulgados pelo Vox. Em suma, tento ver em que degrau Serra e Dilma estão hoje, para que a média dos quatro dias se aproxime dos resultados indicados pelo Vox Populi.

É uma simulação simples, sujeita a críticas por parte de vocês. Mas, pelos meus cálculos, é possível que a diferença entre ambos já esteja na faixa dos 36 pontos: 57 para Dilma, 21 para Serra.

A faixa verde, da tabela, refere-se aos números divulgados pelo Vox Populi. Para as pesquisas diárias, estimei os números prováveis, para chegar à média apontada pelo Vox Populi. Deu uma diferença danada.

0 falações!: